Fundação Hemopa capacita servidores das Agências Transfusionais
A capacitação atualizou conhecimentos de profissionais da capital e do interiorA Agência Transfusional (AT) é uma unidade hemoterápica que armazena sangue, realiza exames, libera e transporta os produtos sanguíneos para transfusões. Os profissionais que atuam neste setor precisam estar sempre atualizados para desenvolver suas tarefas com a maior eficiência. Com o objetivo de potencializar as habilidades de servidores que atuam nas Agências Transfusionais do Pará, a Diretoria Técnica da Fundação Hemopa e vários setores promoveram a capacitação em serviços na área da hemoterapia. Durante uma semana, os profissionais receberam aulas teóricas e práticas na sede do hemocentro, em Belém.
O Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes) foi responsável pela capacitação. “Esta é a primeira turma do novo formato de treinamento de servidores das ATs, uma forma que abrange várias áreas de atuação dentro da hemoterapia. Trabalhamos os aspectos técnicos da hemoterapia conforme as exigências da nossa legislação. São aulas teóricas e práticas dentro dos laboratórios. O que possibilita atender aos profissionais de uma forma mais completa”, destacou a médica Renata Hermes, gerente do Nepes.
Para Bárbara França, biomédica da Agência Transfusional do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, a capacitação foi produtiva. “Este treinamento é de suma importância para acrescentar aos conhecimentos que já tenho sobre a nossa atividade na AT. Como tenho pouco tempo de atividade no setor, este momento também é para tirar dúvidas e termos todos os cuidados necessários com as bolsas de sangue”, destacou.
Aprendizado - Três profissionais de Cametá, município do Baixo Tocantins, vieram a Belém participar desta etapa do treinamento. Raimundo Carvalho, farmacêutico bioquímico, disse que os dias foram de muito aprendizado. "A gente está procurando se atualizar e pegando experiência com a equipe do Hemopa. A intenção é desenvolver uma melhor atividade na nossa agência", ressaltou.
A farmacêutica generalista Elaine Cassiano destacou a importância de compartilhar o conhecimento. “Eu atuo no Setor de Farmácia da Agência Transfusional, mas lá trabalhamos em sistema de rodízio de plantão. Então, tem vezes que vou precisar ter o conhecimento específico”, informou. Para Adriano Cohen, que também é farmacêutico bioquímico, é importante ser um multiplicador de conhecimento em Cametá. “Precisamos nos adequar às novas legislações, com técnicas atualizadas para, inclusive, replicar para nossos colegas na agência", acrescentou.Os profissionais precisam estar sempre atualizados para desenvolver suas tarefas com total eficiência
A Fundação Hemopa coordena a hemorrede estadual e tem a responsabilidade de oferecer o suporte de capacitação aos profissionais que atuam nas 39 Agências Transfusionais espalhadas pela capital e interior. A expectativa é ampliar esta metodologia de capacitação e atender uma turma a cada mês, segundo Renata Hermes. “A avaliação foi muito positiva. Conseguimos dedicar mais tempo ao treinamento. Os profissionais também ficaram mais à vontade para perguntar, tirar dúvidas. Essa metodologia oferece uma melhor qualidade e melhora o rendimento de aprendizagem dos profissionais que participam da capacitação", reiterou.