Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARA SERVIDORES

Workshop sobre combate à corrupção continua com inscrições abertas

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
27/09/2019 11h15

Seguem abertas as inscrições para o workshop que irá abordar iniciativas para prevenção e combate à corrupção e melhoria da gestão pública, realizado pela Auditoria Geral do Estado (AGE). O evento será no próximo dia 1º de outubro, no auditório do Igeprev, em Belém. Os servidores públicos interessados em participar podem fazer suas inscrições no site da AGE.

O debate será conduzido pelo atual controlador geral do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Santos Cunha Barbosa. Para ele, é necessário mudar procedimentos, aperfeiçoar mecanismos de controle interno, implementar novos sistemas, a fim de mitigar os riscos de corrupção interna na máquina pública.

“Atos administrativos e financeiros também devem ser pautados por normas claras, de amplo conhecimento e que estabeleçam procedimentos facilmente auditáveis", disse o controlador, que acumula a função de professor da Escola Nacional de Delegados da Polícia Federal e também é um especialista em Criminologia pelo Instituto Superior do Ministério Público/RJ.

O workshop faz parte do calendário de ações da Auditoria Geral do Estado, que já tem outros eventos agendados para este ano, todos destinados ao incremento da gestão pública, como a eficiência e o controle de gastos públicos.

"A corrupção é um fenômeno complexo, mas temos certeza que com o comprometimento de gestores e servidores, aliados a novos conhecimentos sobre boas práticas, teremos uma gestão pública mais eficiente", ressaltou o auditor-geral do Estado, Giussepp Mendes, criador do AGE Capacita, uma das principais ferramentas de valorização da atual administração estadual.

A iniciativa de promover um debate sobre um dos principais complicadores da boa administração foi bastante elogiada. Para Bernardo Santos Cunha, é importantíssima e muito feliz essa iniciativa da AGE/PA em realizar um evento dessa natureza.

“Cada Estado da Federação tem uma experiência particular, tanto quanto às dificuldades a serem enfrentadas, como no que tange às soluções já instituídas ou em desenvolvimento. Esse tipo de parceria, capacitando servidores e reforçando os laços de cooperação entre os órgãos de controle interno é imprescindível para vencermos a guerra contra a corrupção", destacou o controlar geral do Rio.

Serviço: As inscrições podem ser feitas no site da AGE.