Hospital garante excelência no atendimento de usuários em 9 anos de funcionamento
“Parabenizo o hospital por essa data. Só tenho a agradecer a toda equipe que me auxilia diariamente. Infelizmente só quando precisamos é que passamos a conhecer o grau de excelência do hospital que temos em Breves. O regional é essencial para a população”. A declaração foi do usuário Edivaldo Ramos, 44, em comemoração aos 9 anos do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, festejado dia 25.
As comemorações alusivas vão até o dia 30 do mês, envolvendo colaboradores usuários e acompanhantes.O paciente está internado há 14 dias no hospital. Ele foi vítima de acidente de trânsito, em que fraturou uma de suas pernas. Edivaldo Ramos, que é autônomo, passou por procedimento cirúrgico e está em plena recuperação, com previsão de alta no final do mês.
Sua satisfação no atendimento reflete a pesquisa de satisfação dos usuários do HRPM, que atingiu quase 100% e contempla os mais de 1,7 milhão de atendimentos mais relevantes, dentro da assistência de média e alta complexidade para uma população estimada em 300 mil habitantes. A população está vinculada ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), composto por Portel, Curralinho, Bagre, Anajás, Gurupá, Melgaço e Breves.
As comemorações alusivas tiveram início dia 23 e envolveram a realização de ações de educação em saúde em benefício dos públicos interno e externo, com palestras nas áreas de atendimento sobre o “Setembro Amarelo” e em instituições parceiras do município e de outras esferas, levando informações sobre a importância da prevenção contra a depressão, uma das doenças que mais causa suicídios no Brasil e no mundo.
Da mesma forma, a equipe também está atuando para incentivo à doação de órgãos em adesão ao “Setembro Verde”, como slogan “Faça o bem, sem olha a quem”, organizado pela Sespa para incentivar a doação voluntária de órgãos e tecidos.
Na quinta-feira (25), a data foi festejada com um culto ecumênico e, logo em seguida, comemorada junto com os aniversariantes do mês como uma forma de valorizar e agradecer cada colaborador, direto e indireto, pela construção da credibilidade alcançada pelo hospital em prol da saúde pública no estado. Na ocasião, a diretora Executiva do hospital, a administradora hospitalar Rejane Xavier, ressaltou a importância do HRPM no sudoeste marajoara.
“Quero aqui parabenizar o HRPM por seu 9º aniversário e expressar os meus agradecimentos a todos os nossos colaboradores que contribuem para prestação da assistência segura com qualidade, superando não só metas quantitativas, mas, sobretudo, pela preocupação com as conquistas qualitativas que se refletem na assistência aos nossos usuários. Agradecer ainda a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sespa, que nos permite ser referência para assistência de nossos usuários e fazer diferença na vida das pessoas dessa região”, disse Rejane.
Atendimentos – Dos atendimentos mais relevantes oferecidos pela equipe multiprofissional ao longo desses anos, a gestora destacou a realização de 24.089 internações, 2.652 partos (entre cesárias e normais), 15.875 transfusões de sangue, 19.560 cirurgias, 141.394 consultas, 37.379 atendimentos em urgência e emergência e 1.462.115 exames gerais, somando um total de 1.703.064 atendimentos.
O pastor Alex Ferreira de Souza, que conduziu um dos momentos no aniversário do hospital, agradeceu o convite para participar desse momento tão importante para quem trabalha no hospital e para quem depende de sua assistência. “O aniversário do HRPM é muito importante. São nove anos de história. O Regional é a realidade do que um dia foi um sonho, uma oração, uma instituição fundamental para atender, acolher as pessoas enfermas. O hospital tem sido um divisor de aguas, pois através dele, muitas vidas foram salvas”.
A gestão do HRPM tem investido em melhorias contínuas que beneficiam tanto colaboradores como usuários dos serviços. Seu Antônio Pereira trabalha no hospital desde sua inauguração, e diz que muita coisa já mudou nesses 9 anos. “Somos uma família que tem seus altos e baixos. A instituição veio para somar na saúde pública do Marajó, salvando milhares de vidas. Eu me sinto muito feliz por fazer parte dessa história. Parabenizo o hospital e que possamos levar cada vez mais mudanças na vida da população marajoara”, disse o jardineiro.
O cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população garantiu ao Hospital Público Regional do Marajó (HRPM), em Breves, o certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2018. A Acreditação Nível 1 é um sistema de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, que analisa os critérios de segurança do paciente em todos os níveis da instituição de saúde. Este ano, a equipe do HRPM manteve a certificação.
Outra certificação conquistada pela equipe do HRPM foi a Green Kitchen, em reconhecimento ao padrão de qualidade na produção da alimentação saudável servida aos funcionários, pacientes e acompanhantes, ambientação natural e sustentabilidade. Concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, ratifica as boas práticas na gestão da cozinha do HRPM, que não usa temperos industrializados.
Sustentabilidade – A política voltada para a preservação do meio ambiente associada com à produção de hortaliças mais saudáveis e livres de agrotóxicos impulsiona a busca por novas técnicas de cultivo, entre elas, o sistema hidropônico, que vem ganhando a preferência dessa cultura. O HRPM alia essa produção alternativa à horta de cultivo primário e 100% orgânica, já cultivada pela unidade, para compor os alimentos produzidos e servidos aos colaboradores, usuários e seus acompanhantes, aliando sustentabilidade com economia.
Desde 2018, os resíduos orgânicos produzidos na cozinha do hospital foram transformados em adubo 100% natural, por meio do processo de compostagem, feito no próprio local. O HRPM também tem um projeto em andamento para construção de horta comunitária.
Em 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017, o HRPM conquistou o “Selo Ouro” do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) é um órgão do Governo do Estado, gerido pela Sespa, que dispõe de 70 leitos (sendo 17 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - desses, 7 leitos UTI adulto, 5 leitos UTI Neonatal e 5 leitos UTI Pediátrica), clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, anestesia, terapia intensiva. Conta também com suporte de exames por imagem, gráficos e laboratoriais. O HRPM também possui Agência Transfusional própria que agiliza e qualifica o atendimento aos seus usuários e da região também.
Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.