Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Hospital Público da Transamazônica promove limpeza no rio Xingu

Por Leonardo Nunes (HMUE)
26/09/2019 17h30

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, removeu cerca de 420 quilos de resíduos sólidos e recicláveis no rio Xingu, da orla da cidade, e de praias próximas. A ação faz parte de uma iniciativa que objetiva sensibilizar a população sobre a necessidade do descarte correto de resíduos em prol do meio ambiente e da Floresta Amazônica.

Participaram do movimento o setor de sustentabilidade, comissão de resíduos e teve o apoio do Grupo de Trabalho e Humanização (GHT) do HRPT. A ação conjunta ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no dia 21 de setembro. A limpeza das margens do rio foi o ponto forte da ação. “Foi muito gratificante contribuir para a limpeza do Xingu, fazendo a coleta do lixo”, disse Simone Oliveira, colaboradora e membro do GTH.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de sua cidade, praias e parques e mobilizou 157 países para 24 horas de limpeza. O HRPT foi uma das instituições presentes no evento, que contou também com a participação de órgãos como o Exército, Corpo de Bombeiros, Escoteiros e Recicle.

Geiza Almeida, responsável pelo Setor de Sustentabilidade, lembra que unidade busca a conscientização de ações ambientais e sociais dentro e fora do hospital. “A retirada desse lixo dos rios também faz parte da saúde pública. Por isso, com essa ação, nós conseguimos melhorar o ambiente e conscientizar banhistas e moradores da área a não jogar lixo de maneira inadequada em qualquer lugar. O HRPT busca fazer ações internas e externas para a sociedade procurando fazer o bem para pessoas e o meio ambiente”, disse.

O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Altamira (Semat).

HRPT – O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará, foi idealizado e concebido para prestar atendimento humanizado e de qualidade, em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado.

A unidade é referência para os habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). É uma unidade de retaguarda, com atendimento de urgência e emergência, e a única a possuir serviço de Hemodiálise na região.