Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERIMÔNIA

PM comemora 201 anos com promoções e aquisição de veículos, armas e equipamentos

Por Taiane Figueiredo (PM)
25/09/2019 16h45

O governador Helder Barbalho (e) diante da tropa na solenidade pelo Dia da Polícia Militar do ParáO Dia da Polícia Militar do Pará foi celebrado, na manhã desta quarta-feira (25), com uma solenidade realizada no quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Parque-Guajará, em Belém. O evento, que também celebrou os 201 anos da corporação paraense, teve como destaques a promoção de 55 oficiais e 2.549 praças; a entrega de coletes balísticos, armamentos, computadores, novos veículos e uniformes; além da entrega da Medalha do Mérito Policial Militar “Coronel Fontoura” a personalidades civis e militares.

A cerimônia foi presidida pelo governador do Estado, Helder Barbalho, que acompanhou a solenidade ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Júnior; do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; comandantes militares da região, entre outras autoridades.

O chefe do Executivo estadual destacou o esforço Estado para o aprimoramento do serviço policial militar, a partir de todas as ações já realizadas nesta gestão, um investimento que reflete na saúde dos agentes.

Duzentos radiocomunicadores estão entre os equipamentos entregues à PM.“Nós precisamos investir cada vez mais para equipar nossa polícia, isso permite com que os agentes possam atuar de maneira ostensiva, trabalhando também com inteligência, informação e com estruturação para servir à sociedade”, ressaltou Helder Barbalho.

Durante a solenidade, o governador realizou a entrega de quatro ambulâncias, 200 pistolas, 200 radiocomunicadores, 54 computadores e 201 computadores mini PC para a Polícia Militar. Os veículos, armamentos e equipamentos foram adquiridos por meio de convênios entre a PM e órgãos estaduais e federais.

A corporação já conta com mais quatro ambulânciasPromoções e condecorações – Mais de 2.600 policiais militares foram promovidos por ocasião do Dia da Polícia Militar do Pará, entre eles, o agora 1° sargento Edicarlos Pereira, policial há 21 anos. Ele é um dos 2.549 praças que, a partir de hoje, alcançam uma graduação acima na carreira, e disse que se sente valorizado com a promoção. "O sentimento é de gratidão. A gente vem batalhando há 21 anos e é mais um degrau que galgamos na corporação", relatou. Outros 55 oficiais da Polícia Militar também foram promovidos nesta quarta-feira.

Tradicionalmente realizada durante a cerimônia alusiva ao Dia da Polícia Militar do Pará, a entrega da Medalha do Mérito Policial Militar “Coronel Fontoura” - Grau Comendador e Grau Cavaleiro - condecorou 312 personalidades civis e militares. O governador Helder Barbalho recebeu, das mãos do comandante-geral da PM, a maior honraria concedida pela instituição.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Júnior, destacou o empenho da tropaDurante a leitura da ordem do dia, o anfitrião do evento, coronel Dilson Júnior, destacou o empenho da tropa pela melhoria na qualidade da segurança pública, que tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no Estado no ano de 2019, conforme dados da Segup.

O comandante geral da PM também destacou como conquistas para a Polícia Militar a consolidação do programa de colégios militares, a criação, pelo Governo do Estado, do plano habitacional para os agentes de segurança pública e a retomada das obras paralisadas do complexo do 2º BPM, que passará a abrigar o Comando de Policiamento da Capital I, a Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), o 28º Batalhão e o Museu da PMPA. "Com muito trabalho e sempre presente continuaremos nossa luta diária, celebrando mais um aniversário da Polícia Militar do Pará”, afirmou Dilson Júnior.

O vice-governador Lúcio Vale (e), um dos agraciados, recebe os cumprimentos de Helder BarbalhoO dia 25 de setembro marca a vitória da Brigada Militar do Pará sobre a revolta de Canudos, ocorrida em 1897, no Estado da Bahia. As tropas foram lideradas pelo coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, hoje reconhecido como patrono da instituição. Nesta data também é celebrado o aniversário da Polícia Militar, cuja origem histórica remonta ao ano de 1818, no governo do Conde de Vila Flor.