Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COHAB

Famílias vítimas de incêndio nos bairros do Guamá e Benguí receberão Cheque Moradia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/07/2017 00h00

Técnicos da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) realizaram, na manhã desta segunda-feira (24), o levantamento das famílias que ficaram desabrigadas ou que tiveram perda parcial de suas casas após o incêndio ocorrido no sábado (22), na Passagem São Cristovão, ao lado da Igreja de Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, em Belém.

As famílias se reuniram com representantes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Defesa Civil e Cohab, que deram as primeiras orientações do processo para acesso aos benefícios como auxílio moradia, emissão de documentos básicos e viabilização do Cheque Moradia, necessário para reconstrução das casas destruídas no sinistro.

"O primeiro passo é fazer esse levantamento de quantas casas foram incendiadas, quantas foram perda total e parcial, e orientar as famílias a reunir os documentos necessários para protocolar os processos para o Cheque Moradia", explicou Cynthia Sabino, da equipe social do Cheque Moradia.

Num levantamento preliminar, a equipe da Cohab contabilizou 18 casas prejudicadas com o incêndio, sendo onze com perda total e sete parcialmente incendiadas, totalizando cerca de 50 pessoas desabrigadas. Duas famílias estão alojadas em um prédio da Igreja de Santa Maria Goretti, e as demais em casas de parentes e amigos.

Sidine Corrêa Viegas, 32 anos, foi um dos moradores da área que teve a casa atingida pelo fogo. Só que o seu prejuízo foi em dobro, já que além de moradia, a residência servia como seu local de trabalho. “Investi tudo no meu estúdio de gravação e era disso que eu sobrevivia, além de tocar na noite, mas até meus instrumentos foram destruídos no incêndio. Não tenho ideia do valor investido aqui, perdi tudo", declarou. No local, só da família dele, são mais de dez pessoas que se encontram na mesma situação.

Lucila Teixeira e o marido tinham um comércio no local. “Só consegui salvar alguns eletrodomésticos como fogão, geladeira e uma TV, além de alguns documentos”, recorda.

Benguí - A equipe da Cohab também visitou o terreno de uma outra residência que foi destruída pelo fogo, na madrugada desta segunda-feira, na Rua do Japonês, próximo a comunidade Emaús, no bairro do Benguí.

A casa é de Delzimeire Filgueiras, que estava no interior do estado no momento do ocorrido. A equipe da Companhia conversou com o irmão da proprietária e com a filha dela, que se comprometeu em levá-la até a sede da Cohab para dar entrada no Programa Cheque Moradia.