Sejudh promove ações educativas em Mosqueiro e Capanema
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com o Projeto Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros, levou diversas oficinas e realizou abordagens junto a moradores e veranistas no município de Capanema e no distrito de Mosqueiro. As ações fazem parte da Campanha de Verão 2017 e foram desenvolvidas entre os dias 21 e 23 deste mês, pautadas em temas como prevenção ao uso de drogas e educação em direitos humanos.
A assistente social Elayne Romário, da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), explica que as ações da campanha em Capanema foram as mesmas realizadas nas semanas anteriores em outras localidades. "As oficinas são voltadas às crianças e jovens que integram o Projeto Escola da Vida. Em Capanema, por exemplo, contamos com a parceria da Prefeitura de Peixe Boi, pois as atividades da campanha foram levadas a um balneário do município, onde também fizemos abordagem direta do público”, explica.
O sargento Robert Rocha, coordenador do projeto Escola da Vida no polo de Capanema, explica que as atividades ministradas para as crianças do projeto buscam alertá-los sobre os perigos das drogas e também proporcionam momentos de lazer. “A campanha de verão une educação e diversão. A maioria dessas crianças vem de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Por conta disso, dificilmente elas têm condições de viajar no período das férias escolares. Então o projeto acaba suprindo essa necessidade, levando conhecimento, prevenção e lazer”, contou.
Ao todo, 75 crianças participam do Projeto Escola da Vida no polo de Capanema. Durante a campanha, pelo menos 40 delas participam das oficinas e das atividades realizadas.
A Campanha de Verão 2017 também esteve na região metropolitana de Belém, no distrito de Mosqueiro. A técnica em Gestão de Direitos Humanos da Sejudh, Glayce Nascimento, destaca as ações realizadas. “Visitamos a escola Padre Eduardo, onde foi ministrada uma oficina para as crianças do PEV. Cerca de 50 delas participaram da atividade, que contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros. Também fizemos panfletagem e colagem de cartazes na Unidade de Saúde de Maracajá, no Hospital Geral de Mosqueiro e no Conselho Tutelar, onde conversamos com a conselheira Maristela, que atualmente é a coordenadora geral do conselho no distrito. E visitamos espaços como a praça matriz, o terminal rodoviário e a praia do Farol, palco de uma série de brincadeiras que fizemos com as crianças do projeto.”
A Campanha de Verão 2017 encerra no próximo fim de semana, o último do veraneio, quando as últimas ações serão levadas aos municípios de Colares, Salinópolis, além da capital, Belém.
(Colaboração de Gabriel Rodrigues)