Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO PARA FITA

Setur entrega inventários turísticos para mais três municípios

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/07/2017 00h00

 

A entrega de inventários da oferta turística dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu, e a participação em reuniões visando à mobilização da gestão pública para participação na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), fizeram parte da agenda do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, nos municípios de Xinguara, no sábado (22), e São Félix do Xingu, no domingo (23). O secretário acompanhou a viagem de trabalho do vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho, à região. A Fita ocorrerá de 21 a 24 de setembro deste ano, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Após a visita à praia do Pontão e à Vila de São José do Araguaia, Adenauer Góes se reuniu com os secretários municipais de Turismo e entregou os inventários da oferta turística, na presença da prefeita Minervina Barros, de São Félix do Xingu.

O inventário da oferta turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos e infraestrutura de apoio ao turismo, como base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

“O inventário é uma ferramenta de informações do município para o trabalho das políticas, como os atrativos naturais e culturais. É, na verdade, um macro olhar e o mapeamento para o planejamento de ações, criação de oportunidades e atração de investimentos, que gerem negócios no município”, explicou Adenauer Góes. “Com esse documento em mãos é possível embasar ações da prefeitura e do empresariado, como uma ferramenta capaz de fazer o turismo crescer e ganhar corpo no município”, garantiu.

Interação - Com um formato renovado, que prevê maior interação com o público consumidor, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2017 reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia; a Vitrine Cultural com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas (Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, do Vale do Xingu), e espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.

“Todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelas gestões públicas, quer do Estado, quer dos municípios, e pelo empresariado, será mostrado muito brevemente na Fita. É importante que os polos turísticos possam se preparar para participar deste evento. Estão todos sendo convidados, para que o Pará possa ver, na realidade, de uma forma bem objetiva, tudo que é oferecido na economia do turismo”, concluiu Adenauer Góes.