Rodada Internacional gera R$ 7,6 milhões em negócios no Festival do Chocolate e Cacau
O ’Mercado de Negociação’ comercializou as amêndoas de produtores paraenses, reunindo 11 empresas e compradores internacionais de países como Guiana Francesa, Suriname e ChinaUm total de R$ 7,6 milhões foram fechados em negócios na noite da sexta-teira (20), na primeira Rodada Internacional de Negócios do 6º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que segue até às 22h deste domingo, (22), no Hangar - Centro de Convenções, em Belém. A programação inédita, batizada de “Mercado de Negociação” e programada para comercializar as amêndoas de produtores paraenses, reuniu 11 empresas e compradores internacionais de países como a Guiana Francesa, Suriname e até da China, potencializando o conhecimento sobre as marcas e empreendimentos e estreitando as relações para futuras transações comerciais com produtores do Pará, um dos objetivos do evento.
Na prática, o Mercado de Negociação mobilizou produtores brasileiros e compradores internacionais em rodadas conduzidas pelo Sebrae Pará e pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (CIN/Fiepa), parceiros do Governo do Estado, realizador do Festival, através das secretariais estaduais de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
“Tivemos grandes contribuições da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que indicou as cooperativas, a própria Sedeme indicou comprador, também contamos com a participação da Embaixada do Brasil no Suriname, esses apoios foram vitais’’, observou a coordenadora do CIN/Fiepa, Cassandra Lobato.
Ela explicou que nas rodadas de negócios, as empresas produtoras de cacau têm 15 minutos para apresentar e defender os melhores atributos de sua produção às empresas compradoras, consideradas âncoras. "Então, o volume de negócios consolidado foi bem positivo para ambos os interessados’’, afirmou.
O diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Codec), Manoel Ibiapina, ressalta que esse trabalho de articulação e estímulo ao setor produtivo das secretarias e demais órgãos estaduais, em parceria com as entidades do setor produtivo, é valioso para o fortalecimento dos segmentos econômicos, evidenciados no evento.
“Ressalto que esta iniciativa do Mercado de Negociação aconteceu pela primeira vez no Festival. Essa articulação de comércio exterior se dá por conta do convênio firmado entre o Sebrae e CIN/Fiepa, que asseguraram a vinda de compradores internacionais a Belém’’, ponderou Manoel Ibiapina, citando ainda o importante apoio de secretarias estaduais como a da Cultura (Secult) e da Edcuação (Seduc). “Sozinhos, a gente não consegue fazer muita coisa’’, pontuou o diretor da Codec.
Manoel Ibiapina ficou bem satisfeito com as repercussões obtidas nas negociações. “Estamos alinhados para desenvolver a nossa economia dentro da diretriz do Governo do Pará, que nos incentiva a promover ações que gerem empregos e renda para a população paraense’’, concluiu.