Projeto de educação ambiental é realizado em Algodoal e Salinas
Ações educativas e socioculturais voltadas ao desenvolvimento sustentável, incluindo orientação e prevenção sobre poluição das praias decorrente de descarte de lixo pelos veranistas, foram executadas de 21 a 24 de julho, dentro do Projeto Verão Legal com Educação Ambiental, na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha de Algodoal Maiandeua, no município de Maracanã, nordeste do Pará. No penúltimo fim de semana das férias escolares, o projeto também foi desenvolvido no município de Salinópolis, na praia do Atalaia, com palestras na Câmara Municipal para crianças do Programa Escola da Vida (PEV).
Essa atuação interinstitucional é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
No primeiro dia da programação houve um encontro na Ilha de Algodoal, com todos os parceiros envolvidos. À noite, foram realizadas na Escola Maria Lourdes Ferreira a palestra “Água Nossa de Cada Dia - Uso Racional” e a apresentação dos vídeos “Economizar Água”, com a Turma da Mônica, e “Tá Limpo”.
No sábado (22), as atividades começaram pela manhã, com uma blitz no trapiche principal da ilha e entrega de panfletos aos veranistas, alertando sobre o descarte irregular de lixo no local. Depois, a ação foi direcionada à praia da Caixa D’água, com atividades lúdicas e educativas visando à sensibilização de moradores e visitantes, além de pintura facial e desenhos gráficos.
Ensinamentos - À noite, na praça da ilha, houve apresentação dos fantoches Lili e Neco, sobre o tema “Consciência Ambiental na Praia”, com ensinamentos para crianças e adolescentes sobre como evitar o descarte inadequado de lixo na praia, entrega de brindes e performance do animador ambiental Tio Arroz (Marcio Eokin).
A ação no domingo (23) contou com a entrega de sacolas plásticas a donos de barracas e veranistas na praia da Princesa, brincadeiras ecológicas apresentadas por Tio Arroz, que fez pintura facial e desenhos gráficos nos participantes. A programação encerrou com entrega de brindes a crianças e adolescentes.
À noite, no prédio do Ideflor-Bio, foi feita uma avaliação dos trabalhos, com os órgãos envolvidos no Projeto Ação Verão. De acordo com o gestor da APA Algodoal Maiandeua, Luiz Coutre, o Projeto Verão Legal com Educação Ambiental está em plena harmonia com o Projeto Lazer Consciente, desenvolvido na ilha. “Despertou em todos a importância do papel da educação ambiental nas praias, que é sempre um desafio. Vimos in loco o trabalho realizado pela Coordenação de Educação Ambiental da Semas, junto com o Ideflor-Bio e o BPA, dialogando com moradores, donos de barracas, vendedores ambulantes e turistas, usuários de um bem público, sobre a importância de se ter praia limpa e conservada, para uso de todos”, disse o gestor.