Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

Biblioteca da Santa Casa do Pará completa 32 anos

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
19/09/2019 14h33

A biblioteca da Santa Casa funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h.A biblioteca Professor Dr. João Fecury, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, completou 32 anos no último dia 17. Fundada em setembro de 1987, tem como objetivo dar suporte bibliográfico e informacional e ser uma referência aos alunos da residência médica, residência multiprofissional e mestrado profissional, assim como aos alunos de graduação, pesquisadores e docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), e profissionais de saúde e servidores da Fundação, que precisem avançar em suas áreas de conhecimentos.

Bibliotecária da Fundação desde 2008, Luciane Obando explica que muitos pensam que a Santa Casa não tem biblioteca por ser um hospital, mas a verdade é que por ser uma unidade de ensino e pesquisa, foi necessário implantar o espaço por exigência do Ministério da Educação (MEC).

“Já funcionamos há 32 anos com acervo bibliográfico na área da saúde. Atendemos uma média de 200 usuários por mês e, quando não encontram o que querem em nosso acervo, os estudantes utilizam a internet como ferramenta para suas pesquisas científicas. Também temos disponíveis salas de estudo que dão suporte aos docentes e discentes que possuem parceria através do convênio com as IES”, explica Luciane.  

A residente de pediatria, Gabriela Pontes, está no primeiro ano da especialização e vai sempre à biblioteca para estudar. A jovem conta que freqüenta o espaço desde antes de concluir o curso, e que gosta pela disponibilidade de livros, computadores com internet e sala de estudo.

“É um espaço onde podemos nos reunir para fazer trabalhos. Estou lendo agora o Guia Prático de Neonatologia, cuja autora é Aurimery Chermont, uma das nossas coordenadoras da residência médica, aqui na Santa Casa”, revela.

A responsável pelos estagiários de fisioterapia da Unama, Marina Baía do Vale, elogiou a biblioteca e os funcionários, garantindo que o espaço é muito bom para os estagiários, acessível, além de ressaltar a atenção sempre conferida ao público pelos funcionários.

“Quando precisamos de uma sala para reunir, eles reservam e sempre tem horário disponível, só temos que reservar com antecedência. E o salão público não precisa ser reservado, é só a gente chegar e utilizar, consultar os livros, usar a internet. É um bom espaço para estudar”, detalha Marina.

Serviços: 

Horário de funcionamento: segunda a sexta – 8h às 19h.

Endereço: Rua Bernal do Couto nº 1040, esquina com a avenida Generalíssimo Deodoro­, no prédio centenário.

A biblioteca da Santa Casa está aceitando doações de livros relacionados à área da saúde e quem quiser doar pode entrar em contato pelo telefone: (91) 4009-2281.