Segurança do Paciente é abordada em evento no Hospital Público do Leste
Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente - 17 de Setembro - o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (sudeste paraense), realizou na terça-feira um treinamento com funcionários, a fim de mostrar a todos a importância da segurança dos pacientes na unidade, a partir do trabalho em conjunto para a redução dos riscos e erros. O resultado é um atendimento cada vez mais seguro e humanizado.
O treinamento com funcionários destacou a importância da segurança dos pacientes do HRPLA dinâmica, com ênfase nos protocolos e práticas seguras, foi realizada de forma lúdica, sob a coordenação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP). Segundo Carolina Góes, coordenadora do NQSP, a ação serviu para avaliar o nível de conhecimento dos funcionários sobre os protocolos de segurança, bem como incentivar a busca por mais informações.
“Nós iniciamos a implementação dos protocolos de segurança em 2017, com a realização de treinamentos, auditorias e avaliações. A gente vê que os colaboradores conhecem bem os protocolos. Se há adesão, há mais qualidade e mais segurança nos processos”, destacou a coordenadora, ressaltando o índice de 73% de adesão aos protocolos, de acordo com a última auditoria, realizada em julho passado.
Agnete Alves, 38 anos, tem uma fratura no fêmur direito e passou por seis cirurgias. Ela sofre há anos de osteomielite e já foi internada três vezes no HRPL (a última, durante 30 dias). Curiosa e observadora, ela anota tudo para se manter bem informada. Por isso, desde a primeira internação, percebeu algo diferente no atendimento da unidade, o que gerou mais confiança nos profissionais.Agnete Alves aprova o atendimento recebido e declara confiança nos profissionais
Higienização - Segundo o Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), todos os anos, 134 milhões de eventos adversos resultam de cuidados inseguros, o que contribui para 2,6 milhões de óbitos. “Uma das principais causas de infecção hospitalar é a falta de higienização das mãos. Quando se fala de protocolos de segurança, também está se falando de práticas elementares, mas que fazem toda a diferença para o desfecho da assistência dos usuários”, explicou o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia.
Segundo o gestor, o Hospital Regional Público do Leste é parceiro do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente, o que possibilita o alinhamento do hospital às práticas mais modernas do planeta no que diz respeito à segurança do paciente. “Nós temos adesão aos processos e realizamos análises desses protocolos periodicamente com a equipe do NQSP, e compartilhamos tais informações com todas as lideranças, para gerarmos planos de ação, a fim de proporcionar aos nossos pacientes uma assistência com mais qualidade e segurança”, ressaltou Júlio Garcia.
No início de 2018, o HRPL recebeu o certificado de Acreditação Hospitalar, concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Em maio passado, veio a recertificação, evidenciando a adesão do hospital às mais modernas práticas de gestão hospitalar e atestando que o HRPL possui processos que proporcionam segurança e qualidade na assistência aos usuários.
Prioridade – Instituído em maio deste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, o Dia Mundial de Segurança do Paciente traz como tema "Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global", com o slogan “Vamos lutar pela Segurança do Paciente!”. O objetivo da campanha é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e todo o setor de saúde para defender a segurança do paciente.
O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é uma unidade do Governo do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para quase 800 mil habitantes de 23 municípios. A unidade é referência no Pará como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), e desde 2018 é habilitada a realizar cirurgias oncológicas.
Para obter atendimento no HRPL, os pacientes são referenciados pelas unidades municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. Nos casos de urgência do Samu, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto-Atendimento, com equipe de suporte 24 h.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.