Segurança do paciente é tema de palestra no Hospital Jean Bitar

16/09/2019 13h35 - Atualizada em 16/09/2019 13h50
Por Joelza Silva (HJB)

O tema Segurança do Paciente é constantemente discutido no Hospital Jean Bitar, que busca capacitar suas equipes para que essa cultura seja uma realidade consolidada na unidade de saúde. O assunto foi mais uma vez debatido na manhã desta segunda-feira (16), por meio da palestra "Eventos adversos no Brasil: Panorama Atual".

O tema foi abordado pelo enfermeiro especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, Leisson Domingues Pinheiro, que é coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Centro integrado de Reabilitação e Inclusão (CIIR), junto aos colaboradores das áreas assistencial e administrativa do hospital.

"É importante utilizarmos a estratégia do gerenciamento de risco, pois sabemos que uma vez identificados, podemos trabalhar com as práticas adequadas de controle. O monitoramento pode impedir que os eventos adversos venham a acontecer no ambiente hospitalar, garantindo assim, a assistência segura ao paciente", destacou o palestrante, entre tantos outros fatores importantes abordados em sua explanação.

O evento promovido por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Jean Bitar foi alusivo ao Dia Mundial do Segurança do Paciente, celebrado anualmente em 17 de setembro.

Eventos Adversos – A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica eventos adversos os incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente.

Hospital Jean Bitar
A unidade oferece assistência de média e alta complexidade e é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia.

Serviço:
O Centro Hospitalar Jean Bitar fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.