Semana de solução de conflitos realiza mais de 100 acordos

13/09/2019 17h21 - Atualizada em 13/09/2019 18h38
Por Bianca Buenaño (COSANPA)

A Companhia de Saneamento do Pará fechou mais de 100 acordos durante esta semana.A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) encerrou, nesta sexta-feira (13), a 1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto. Desde a última segunda, o órgão recebeu seus clientes na sede de São Brás, com o objetivo de melhorar a relação com o consumidor por meio do extrajudicial. Para isso, foi criado um ambiente para propor soluções a conflitos relacionados ao abastecimento de água e atendimento de esgoto.

Foram mais de 100 acordos fechados, além de antecipadas cerca de 60 audiências que estavam agendadas para serem realizadas até o início de 2020. Os clientes que tinham reclamações tiveram a oportunidade de ir diretamente à Cosanpa, onde estiveram reunidos os órgãos de defesa do consumidor para solucionar problemas e receber orientação.

Moradora do bairro do Jurunas, Gleiciane Leal ficou muito satisfeita com o atendimento recebido na Companhia. “Eu procurei a Defensoria Pública do Estado e fui orientada para vir até a sede da Cosanpa participar da semana de conciliação. Fui bem atendida, de forma rápida e já vou para casa com o meu acordo feito”, contou.

Representando o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a juíza Betânia Figueredo aprovou a iniciativa e disse ainda que o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) será sempre parceiro da Companhia em ações como essa.

Consumidores aproveitaram a oportunidade para negociar débitos.“Essa ação mostra respeito ao seu usuário, a valorização de ouvir o seu cliente, não apenas buscar um juiz impor uma sentença. Cada um – Cosanpa e usuário – mostrando suas necessidades e interesses, chega-se a uma solução adequada e muito mais rápida. Essa é a melhor forma de resolver os conflitos, e a Cosanpa deu esse primeiro passo, mostrando que também compartilha com essa ideia e acredita nisso. Medida louvável”, enfatizou a juíza.

O consumidor Antonio Bahia estava com pendências na Companhia e aproveitou a oportunidade. Morador do bairro da Pedreira, ele falou que, nos últimos anos, teve alguns problemas por conta de inquilinos que alugaram os seus imóveis e deixaram débitos. Então aproveitou a semana de conflitos e resolveu essas pendências.

“Eu vi no jornal que a Cosanpa estava fazendo essas conciliações e percebi que era uma ótima oportunidade para negociar alguns débitos deixados por inquilinos passados. Consegui um atendimento eficiente, com uma ótima negociação, desconto. Foi ótimo! estou saindo satisfeito e vou direto pagar essa dívida”, contou Bahia.

O gestor de negócios do órgão, Edson Cardoso, destacou a satisfação da Companhia com o resultado da 1ª Semana de Solução de Conflitos, por conseguir se aproximar do cliente e mostrar que está disposta a fazer acordos.

“Mostramos para o nosso cliente que temos compromisso e respeito por ele, e também demos celeridade às audiências, contribuindo com o TJE. Estamos muito contentes em saber que a Cosanpa agora também é um local que tratativas extrajudiciais podem ser feitas. A partir de então, a Semana de Conflitos passa a fazer parte do calendário da Companhia”, concluiu Edson Cardoso.