Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONONMETA 2019

1º Congresso de Metodologias Ativas finaliza com quase 12 mil participantes

Por Isabela Quirino (EGPA)
13/09/2019 10h11

Mais de 3,8 mil servidores públicos estaduais e municipais, atuantes na área da educação, e quase 8 mil profissionais liberais da educação e acadêmicos da área, de todo o Brasil, participaram do 1º Congresso de Metodologias Ativas, o Cononmeta 2019, promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a IGM Editora, a plataforma online de eventos Sympla e com as professoras Verônica Molina, Patrícia Vieira e Patipsosa Mello.

O congresso foi voltado especialmente professores, com o propósito de aumentar a rede de discentes atuantes que conhecem as metodologias ativas, que incentivam o protagonismo do aluno na busca pelo conhecimento, empregando a aprendizagem significativa.

O Cononmeta 2019 foi realizado integralmente online, como uma forma de integrar uma rede ainda maior de participantes e oportunizar que professores de diversos lugares que sejam especialistas em assuntos relevantes para as metodologias ativas pudessem palestrar.

"Metodologias ativas são as práticas educacionais que envolvem o uso das tecnologias em sala de aula", explicou o assessor de educação a distância, Reynan Abreu. “Durante o congresso foi possível mostrar o uso prático da tecnologia para promover as atividades profissionais em educação, as experiências foram apresentadas de forma simples e claras”.

Os 44 cursos realizados entre os dias 9 e 11 de setembro procuraram possibilitar para os participantes as trocas de experiências relacionadas ao tema principal, metodologias ativas, com um tempo exclusivo após as palestras para tirar dúvidas e promover debates sobre o assunto.

A proposta da EGPA a partir de agora é apresentar o resultado positivos desse projeto em encontros nacionais. Além disso, alguns palestrantes do congresso elaboraram artigos sobre os temas ministrados e ainda este ano o Ebook será finalizado e entregue para os participantes. “Desde o início queríamos apresentar as boas práticas da educação no Brasil, a produção do livro é deixar o evento registrado e fomentar a replicação dessas práticas, incentivando novos projetos em educação", destacou Reynan. A produção é uma parceria com a Editora IGM.

Todas as palestras ainda podem ser acessadas pelo canal do Youtube da Icononmeta.