Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIA EM HOSPITAL

Estado quer priorizar investimentos em saúde para Cametá

Por William Serique (SECOM)
12/09/2019 22h21

Após inaugurar a Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Passarinho, na última sexta-feira (06), em Cametá, município do nordeste paraense, o governador Helder Barbalho determinou o atendimento de outras demandas do município, durante reunião nesta quinta-feira (12), no Palácio do Governo, em Belém, com o prefeito do município, Waldoli Valente, acompanhado de outras autoridades estaduais e municipais.

O governador Helder Barbalho recebeu as demandas do município de Cametá“Foi uma reunião muito produtiva. Somou muita coisa para o município de Cametá, diante das dificuldades que passa. Fica um agradecimento enorme ao governador por ter nos chamado pra esse momento tão importante. Nós estamos absorvendo a somatória de investimentos que o município irá receber nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança pública, turismo, enfim, em todos os setores da administração pública. O governador habilmente, e com muita boa vontade, está nos atendendo”, declarou Waldoli Valente.

Saúde – Na última semana, quando o governador esteve em Cametá, foi conhecer a situação do Hospital Regional no município. Hoje, ele se comprometeu em definir como prioridade para Cametá os investimentos em saúde, por meio do hospital.

Cametá é uma cidade-polo na Região do Baixo Tocantins, sendo referência para os municípios de Mocajuba, Baião, Oeiras do Pará e Limoeiro do Ajuru. O hospital, que há anos não recebe investimentos, é fundamental para o atendimento de toda essa população.

“Hoje, o hospital conta com 57 leitos. É relativamente pequeno para a população que ali mora. Nosso governador, juntamente com nosso secretário de Saúde, fizeram um levantamento, e prospecto aí uma reforma e ampliação que contemple 120 leitos. Nós estamos falando em um aumento de 100% no número de leitos, sendo 30 deles leitos de UTI para adulto e neonatal. Também o governador se comprometeu a dar tratamento em hemodiálise, que na nossa região não tem. A gente vai receber 30 máquinas de hemodiálise”, ressaltou Victor Cassiano, diretor-geral do hospital.

Várias autoridades estaduais e municipais participaram da reunião com o governadorHelder Barbalho encaminhou as demandas para os órgãos estaduais e determinou que sejam priorizadas, a fim de melhorar os serviços oferecidos à população.

A deputada estadual Renilce Nicodemos destacou a satisfação em participar de discussões sobre o desenvolvimento do município. “A reunião foi muito produtiva, onde já foi dada prioridade para diversas áreas, como saúde, infraestrutura, agricultura. Tenho certeza absoluta que vai ser de grande melhoria para o município. A população de Cametá está muito feliz, até porque a reivindicação era pelo abandono do município, e hoje eu tenho certeza que está em bom caminho. Em breve estaremos lá inaugurando várias obras”, disse a deputada.

Também estiveram presentes à reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima; de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga; de Saúde Pública, Alberto Beltrame; de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral; de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, e de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, além dos deputados federais Elcione Barbalho e Beto Faro, e o deputado estadual Francisco Melo (Chicão).