Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GASTRONOMIA

Festival oferta oficinas para moradores de bairros atendidos pelo TerPaz

Por Marta Brasil (SEAC)
11/09/2019 15h50

Mais de mil moradores dos bairros atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz) poderão participar, de 17 a 22 de setembro, do XXIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e Festival Ilhas e Sabores, em Belém. As inscrições vão até o próximo sábado (14), e podem ser realizadas com lideranças e escolas localizadas nas áreas atendidas pela iniciativa.

Serão ofertadas oficinas para batedores de açaí, merendeiras de escolas e também para jovens aprenderem sobre fabricação de sorvetes, pastéis e sanduíches. Os cursos ocorrem entre os dias 20 e 22 de setembro, no Teatro Estação Gasômetro.

“O objetivo é reconhecer, fortalecer e incluir no circuito gastronômico do Pará o que é produzido nos territórios do TerPaz”, disse Juliana Barroso, diretora na Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

O evento vai reunir 54 chefs de todo o Brasil, que ministrarão palestras para falar sobre suas experiências na divulgação da culinária brasileira. Durante o congresso, serão realizados fóruns, aulas técnicas e feira de gastronomia, como forma de debater o turismo gastronômico na região e a divulgação do potencial local por meio da diversidade oferecida pelos restaurantes associados.

Oportunidade – Um total de 1.015 vagas foram disponibilizadas para moradores dos sete territórios contemplados pelo TerPaz. Essas pessoas poderão participar de várias oficinas destinadas a pessoas que já possuem algum tipo de conhecimento ou empreendimento na área da gastronomia.

O Congresso anual da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança é realizado desde 1995 e é um dos mais importantes encontros de profissionais da gastronomia brasileira, reforçando a condição da cidade de Belém como integrante da rede de cidades criativas da gastronomia da Unesco. A capital paraense foi eleita em 2015 a Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido a 17 cidades em todo o mundo.

O Festival é promovido pela ARBL e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e conta com o apoio do governo do Pará.

Serviço – Moradores dos bairros do projeto TerPaz podem se inscrever nas oficinas do XXIV Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) e Festival Ilhas e Sabores, em Belém, até o dia 14 de setembro. Mil e quinze vagas foram disponibilizadas. As inscrições podem ser realizadas com lideranças e escolas localizadas nas áreas atendidas pela iniciativa.