Cosanpa inicia 1ª Semana de Solução de Conflitos de Água e Esgoto

09/09/2019 15h58 - Atualizada em 09/09/2019 17h11
Por Bianca Buenaño (COSANPA)

A iniciativa moderna e dinâmica busca propor uma conversa entre a Cosanpa e o cliente, para melhorar cada vez mais essa relação.Ciente dos direitos que tem, seu Alonso Ribeiro não pensou duas vezes e reclamou à Defensoria Pública quando a conta de água chegou com um valor diferente da média anual. O processo estava em andamento no órgão, mas a solução para o problema chegou mais rápido do que ele imaginava, graças ao evento inédito realizado pela Cosanpa: a 1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto.

O morador do bairro do Jurunas, em Belém, foi um dos primeiros clientes a ser atendido nesta segunda-feira (9). Seu Alonso, que já tinha dado entrada em uma reclamação contra a Companhia na Defensoria Pública do Estado, teve a audiência de conciliação antecipada a programação dessa semana.

“Achei essa iniciativa muito boa, eu consegui resolver meu problema. Cheguei aqui e fui logo atendido, acordei que enquanto eu não colocar meu hidrômetro, eu vou pagar minha conta conforme a taxa. Eu não imaginava que ia ser simples, achava que não ia nem conseguir resolver minha situação, mas vim aqui e rápido resolvi”, contou satisfeito, Alonso Ribeiro.

Segundo o presidente da Companhia, José Antonio De Angelis, a iniciativa moderna e dinâmica busca propor uma conversa entre a Cosanpa e o cliente, para melhorar cada vez mais essa relação.

“Desde que eu assinei a posse, eu falei que a gente precisar encantar o nosso cliente, é essa a nossa missão. Hoje se inicia a 1ª Semana de Conciliação de Conflitos, uma semana muito importante e o primeiro passo para aproximar o nosso cliente”, enfatizou.

A 1ª Semana de Solução de Conflitos iniciou nesta segunda e segue até a próxima sexta-feira, dia 13Programação – A 1ª Semana de Solução de Conflitos iniciou nesta segunda e segue até a próxima sexta-feira, dia 13, com o objetivo de incentivar a pacificação com os clientes por meio de acordos, ou seja, propor soluções a conflitos relacionados ao abastecimento de água e atendimento de esgoto que ainda não foram judicializados.

Representantes da Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça do Estado, Procon e da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto (Amae) estarão presentes até o final da semana.

Cerca mil pessoas foram convidadas para fazer negociação de débitos. Audiências que seriam realizadas até o final do ano foram antecipadas para essa semana e qualquer outro cliente que queira resolver algum problema com a Companhia será recebido.

É importante ressaltar que a iniciativa, além de aproximar a Cosanpa da população, vai contribuir para redução no volume dos processos relacionados ao consumidor.

Mediação de conflitos – De acordo com a representante do Tribunal de Justiça, a desembargadora Dahil Paraense, cerca de 80 milhões de processos estão em tramitação na Justiça no Brasil; no Pará, esse número passa de 1 milhão.

“Ideias como essa são louváveis. O nosso trabalho no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) é tentar melhorar os conflitos e hoje o nosso trabalho é preparar as pessoas dentro dos órgãos e empresas, para que elas possam evitar esses conflitos. Nós preparamos essas pessoas para que elas resolvam seus problemas entre elas mesmas, não sendo necessário recorrer à justiça”, comentou.

O Coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, da Defensoria Pública do Estado, Cássio Bitar, explicou que a ideia é compor e construir um consenso entre a empresa e os consumidores.

“Resolver inicialmente é empoderar o consumidor, ou seja, dar opções para que possa construir a solução. Nós construímos e estamos investindo em canais diretos de conciliação. Eu parabenizo a Cosanpa, pois até onde eu sei não há precedentes de ações como essa dentro da Companhia. Estou otimista que vamos conseguir um grande número de acordos. A ideia é que nessa semana consiga pacificar diferentes conflitos”, concluiu o defensor público.

Serviço:

1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto

Data: 09 a 13 de setembro de 2019.

Horário: 08h às 14h.

Local: Auditório Inácio Gabriel, sede da COSANPA – Av. José Bonifácio, entre Av. Mag. Barata e Gov. José Malcher, nº 404.