Cosanpa incentiva conciliação de ações relacionadas à água e esgoto

05/09/2019 16h32 - Atualizada em 06/09/2019 10h31
Por Tayná Horiguchi (COSANPA)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realiza, a partir da próxima segunda-feira (9) até o dia 13 de setembro, “1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto da Cosanpa”. A iniciativa é inédita e busca incentivar a conciliação de ações que ainda não foram judicializadas. O atendimento será realizado na sede do órgão, em Belém, em parceria com instituições de defesa do consumidor.

O objetivo é prestar orientação jurídica para firmar os acordos extrajudiciais entre a Companhia e consumidores. De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, o evento inédito mostra o empenho da nova gestão em melhorar os serviços da Companhia e em ficar mais próxima da população.

“Estamos trazendo aqui todos os atores envolvidos nessas conciliações. Para conversar com eles, discutir e trocar ideias para avançarmos na melhoria da relação com o nosso cliente. A conciliação é uma alternativa eficiente, positiva para o cliente que tem a oportunidade de encontrar uma solução mais rápida para o problema que ele busca resolver, e para a Companhia, que também tem a chance de conversar com clientes”, finalizou.

Nesta quinta-feira (5), o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado, Cássio Bittar, participou de uma reunião na Cosanpa e parabenizou a iniciativa.

“É do conhecimento de todos que o poder judiciário está sobrecarregado. O último levantamento feito no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) mostrou que existem mais de 80 milhões de processos em tramitação no país, a maioria deles com grande taxa de contingenciamento”, afirmou.

Para Cássio, a iniciativa de procurar  resolver a demanda extrajudicialmente, além de evitar a judicialização, também reduz o número de processos em tramitação. “E o mais importante: você prestigia o consumidor, porque dá a oportunidade dele vir encontrar uma solução”, explicou o defensor público.

Programação – Também serão realizadas palestras sobre a atuação da Cosanpa, os serviços oferecidos e o andamento dos investimentos que estão sendo feitos pela nova gestão. Os clientes também vão acompanhar uma explicação do Código de Defesa do Consumidor com explicações dos pontos relacionadas ao abastecimento de água e coleta de esgoto.

Participarão do evento: Tribunal de Justiça do Estado (TJE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), Defensoria Pública do Estado, PROCON, Agência Municipal Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto (Amae) e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon).

Serviço:

1ª Semana de Solução de Conflitos de Consumo de Água e de Coleta de Esgoto

Data: 09 a 13 de setembro de 2019

Horário: 8:00 às 14:00.

Local: Auditório Inácio Gabriel, na sede da COSANPA – Av. José Bonifácio, entre Avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher, nº 404 – São Brás.