Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Agricultoras de Mosqueiro participam de oficinas de higiene e limpeza

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
05/09/2019 16h06

Os cursos têm como objetivo ensinar receitas e passar orientações de produtos de fácil produção.Agricultoras rurais da comunidade Chico Mendes, localizada no distrito de Mosqueiro, em Belém, participam, até o próximo dia 11 de setembro, de oficinas sobre produtos de higiene e limpeza. São cerca de 17 mulheres participando das capacitações, Ministradas por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

Os cursos têm como objetivo ensinar receitas e passar orientações de produtos de fácil produção, para que gerem fonte de renda aos participantes e com menor impacto ao meio ambiente. A produção de pasta de limpeza, sabão líquido e amaciante estão entre as atividades desenvolvidas durante os módulos.

“Eu não passo mais fome. Consegui ter uma renda extra e tudo graças ao apoio da Emater, que vem mudando, aos poucos, a vida da comunidade Chico Mendes”, relata Zenaide Bitencourt, que está desde o início das atividades.

A agricultura conta, ainda, que já comercializa pasta de limpeza e sabão, e que faz bom uso da renda. “Com o dinheiro da venda, compro produtos de necessidades básicas e também reservo uma parte para pagar a passagem de ônibus para meu irmão ir para o colégio”, comenta Zenaide.

De acordo com a extensionista rural da Emater, Teodora Golenhesky, as participantes aprendem a produzir de forma econômica e sustentável os produtos, que também podem ser utilizados no dia a dia em suas residências, bem com se tornar uma alternativa de renda para as famílias, como no caso de Zenaide.

Parte da matéria prima utilizada na produção vem da própria comunidade, a exemplo do mamão verde. Frutas cítricas como limão e maracujá também são utilizadas, segundo Teodora, também coordenadora das ações.

O técnico Lázaro Silva, do escritório local de Belém, explica que a Emater trabalha também com a proposta de incentivar a economia familiar. “Exemplo são essas oficinas que promovemos, já que as participantes poderão comercializar o produto artesanal feito por elas. Isso é geração de renda, vai ajudar a melhorar a vida delas, da família, e também da comunidade em que elas moram”.

As oficinas de produtos de higiene e limpeza são ministradas na Associação de Moradores e Agricultores Rurais Agroextrativistas Chico Mendes (AMPRACM).