Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Hospital Materno-Infantil de Barcarena registra o milésimo nascimento

Por Adrielle Sousa (HMIB)
01/09/2019 20h24

O milésimo bebê a nascer no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) chegou com 2.035 kg, 45 cm e de parto normal, às 13h20 do último sábado (31). Lucas Gonçalves, filho de Josilene Pantoja Gonçalves, 26 anos, nasceu em uma unidade de saúde do Governo do Pará, que é referência na Região do Baixo Tocantins.

Moradora do município de Moju, Josilene precisou ser transferida para o HMIB, onde foi atendida pela equipe assistencial que estava de plantão. Já com o filho nos braços, ela descreveu a alegria pelo nascimento do primeiro filho. “Eu e minha família estávamos muito ansiosos. Quando chegamos na unidade eu senti um alívio, pois fui muito bem recebida. A equipe me proporcionou todo apoio. Meu filho foi muito esperado. Graças a Deus ele nasceu saudável e precisa apenas de alguns cuidados. Estamos felizes”, declarou Josilene Gonçalves.

Lucas está sendo acompanhado pela equipe de enfermagem por ter nascido algumas semanas antes do previsto. A equipe monitora o quadro clínico do menino, com apoio dos médicos intensivistas da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI Neonatal).

Momento ímpar - Por ser o milésimo bebê nascido na unidade, ele receberá um certificado do Hospital. “O nascimento do bebê de número 1.000 representa a materialização de um trabalho em equipe, em poder ofertar um serviço humanizado e de qualidade à população. Mais, ainda, de participar da vida das pessoas nesse momento ímpar, que é o nascimento, e poder contribuir com uma assistência segura e de continuidade, tendo em vista que temos suporte de média e alta complexidade, onde o recém-nascido receberá todos os cuidados”, informou o coordenador de Enfermagem, Geovanny Magalhães. 

O diretor Hospitalar do HMIB, Fábio Machado, ressaltou a importância da unidade em Barcarena, principalmente por ser referência na Região do Baixo Tocantins, oferecendo atendimento à população de 11 municípios. “Em 11 meses de atendimento à população da região alcançamos essa marca histórica para o nosso Hospital com o nascimento do milésimo bebê. Mais que uma celebração à vida, é a garantia de que estamos cumprindo nossa missão de oferecer soluções na área da saúde, visando à excelência assistencial e à integridade”, disse o gestor.

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na sede municipal de Barcarena, a 114 km de Belém. Oferece atendimento de média e alta complexidade a gestantes e recém-nascidos.