Ministro da Saúde participará da inauguração do Hospital Abelardo Santos
Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em BrasíliaFoto: Roque de Sá/Agência SenadoO ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou ao secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), sua presença na cerimônia de inauguração do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no próximo dia 19 de setembro. Para a ocasião, um pacote de medidas na área da Saúde será anunciado pelo ministro e pelo governador do Estado, Helder Barbalho.
O encontro entre o ministro e o titular Sespa ocorreu na quinta-feira (29), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília (DF), durante a sétima reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), responsável por pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Foram discutidas a reestruturação da Atenção Primária à Saúde e a situação do sarampo no Brasil, além do aprimoramento do Programa Médicos pelo Brasil.
Alberto Beltrame obteve a confirmação da presença do ministro na inauguração do ’Abelardo Santos’Foto: Roque de Sá/Agência SenadoEm Brasília, Alberto Beltrame também reafirmou, no Senado Federal, o apoio dos gestores estaduais de saúde ao Programa Médicos pelo Brasil, durante a reunião da Comissão Mista que examina a Medida Provisória (MP) nº 890/19, que institui o Programa Médicos pelo Brasil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de incrementar a prestação de serviços médicos em locais de difícil provimento ou alta vulnerabilidade, e fomentar a formação de médicos especialistas em medicina de família e comunidade.
Alberto Beltrame disse que a fixação de médicos em áreas de difícil provimento já é uma preocupação antiga no SUS, e recordou algumas medidas já utilizadas pelo Ministério da Saúde, como a Estratégia Saúde da Família, que buscou alocar médicos em suas equipes em áreas mais remotas. Sobre o Programa Mais Médicos, o secretário admitiu que ele teve méritos e promoveu avanços em termos de assistência, mas ponderou que há falhas, que podem e devem ser corrigidas.
Biotecnologia - Na agenda de trabalho fora do Estado, o titular da Sespa esteve ainda, na tarde de quinta-feira, na capital paulista, onde se reuniu com a diretoria do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaúde), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na ocasião, o secretário foi convidado a falar sobre as tendências e potencialidades do Complexo Industrial e de Serviços em Saúde, sob a ótica do gestor de saúde, sendo o único palestrante a se pronunciar para um público composto por representantes das oito maiores indústrias do setor saúde no Brasil.
O Comitê promove discussões e desenvolve projetos de melhorias por meio de grupos de trabalho (GTs) voltados a várias demandas, à cooperação com entidades do setor e ao relacionamento com órgãos de governo. Uma dessas ações do Comitê é acompanhar projetos de políticas públicas com ênfase no desenvolvimento do país, atuando diretamente na saúde e na Bio e Nanotecnologia. Nesse encontro, estavam presentes, entre outros, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o diretor titular do ComSaúde, Ruy Baumer.
Inclusão - Ainda em São Paulo, Alberto Beltrame visitou a exposição “Cotidiano Singular”, promovida pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK). no Museu da Imagem e do Som (MIS). São 24 imagens resultantes de um projeto do IOK inspirado nas obras dos fotógrafos Thomaz e João Farkas. Foram feitas por jovens com deficiência intelectual, que participaram das oficinas oferecidas pelo Instituto.
Nas oficinas, eles aprenderam sobre enquadramento, iluminação e composição. No MIS, todo esse trabalho poderá ser apreciado pelo público até 13 de outubro. “Este Instituto tem um trabalho espetacular, inteiramente gratuito, com belos resultados e ganhos cognitivos para crianças e adolescentes”, afirmou Alberto Beltrame.