Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARQUE ESTADUAL

Promotoria reconhece atuação de brigadistas contra incêndios na Serra das Andorinhas

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
30/08/2019 19h51

A atuação de brigadistas no combate aos focos de incêndios no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), no sudeste paraense, foi reconhecida pela Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia, em reunião promovida na última quinta-feira (29). A brigada realiza o trabalho desde 3 de julho deste ano, contratada pela Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), responsável pela gestão do Parque.

A reunião foi convocada pelo promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia, Erick Ricardo Souza Fernandes, e contou com a participação de representantes dos municípios de São Geraldo do Araguaia e Piçarra, e da gerente da GRA, Evandra Vilacoert. O objetivo da Promotoria do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) era discutir as ações que estão sendo providenciadas pelos órgãos, a fim de coibir o avanço das queimadas naquela região.

Atuação - Na ocasião, a gerente Evandra Vilacoert informou que os equipamentos utilizados são da própria Gerência e os pagamentos da equipe de 16 brigadistas que atua em campo são feitos pelo Ideflor-Bio. A ação abrange uma área de 55 mil hectares, envolvendo o Parque e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia. Por isso, ainda é necessária uma quantidade maior de insumos, como sopradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e manutenção de veículos.

“O mais importante para a Gerência é o reconhecimento por parte dos órgãos quanto ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ideflor-Bio. Estamos cumprindo o nosso papel em um panorama nacional complicado pela questão das queimadas”, disse a gerente. O Pesam possui uma vegetação de cerrado. A estiagem e as altas temperaturas propiciam o surgimento de focos de incêndios. 

A presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, acrescentou que o Instituto está intensificando as ações em pelo três Unidades de Conservação estaduais, onde há áreas afetadas pelas queimadas: o Pesam, o Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no oeste paraense, e a Área de Proteção (APA) Triunfo do Xingu.

“No Pesam já temos uma brigada funcionando de forma prévia, antes do período de queimadas, o que foi muito importante até para criar essa expertise no Ideflor-Bio. Estamos replicando isso no Pema e na APA Triunfo do Xingu. Temos parceria com a Defesa Civil local para a criação de brigadas”, informou Karla Bengtson, acrescentando que o Ideflor-Bio está contratando pessoal para atuar nas brigadas, além de receber apoio de instituições, como o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que doa equipamentos usados em campo.

Parceria - Ao final da reunião, o promotor Erick Fernandes informou que pedirá ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e ao Corpo de Bombeiros Militar apoio para o Ideflor-Bio nas ações de localização e contenção de pontos de incêndio no Araguaia. As polícias Militar e Civil de Piçarra e São Geraldo do Araguaia também serão oficiadas para atuar na prevenção de incêndios criminosos, com o objetivo de identificar os autores.

"As secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Piçarra e São Geraldo do Araguaia deverão prestar apoio ao Ideflor-Bio, por meio de campanhas de conscientização contra queimadas, divulgadas amplamente em todos os meios de comunicação disponíveis. Já as prefeituras deverão iniciar estudos para a implantação de brigadas de incêndio nos municípios", disse o promotor Erick Fernandes.