Escola em Garrafão do Norte é exemplo de união pela educação
É nítido que o Pacto pela Educação está firmado, informalmente, na Escola de Ensino Médio Mário Brasil, em Garrafão do Norte. E a retomada das aulas nessa escola estadual do nordeste paraense, a 277 quilômetros de Belém, não faz diferença para dirigentes e professores que atravessaram as férias de julho com um reforço para 115 estudantes que vão prestar vestibular este ano. E para 160 moradores houve cursos profissionalizantes. Uma louvável experiência de união pela educação. Todos inspirados e fortalecidos pela crença de que, juntos, podem contribuir para mostrar o poder transformador da educação.
Com 25.345 habitantes, a economia de Garrafão do Norte é baseada na agricultura e está entre os 15 municípios do fim da fila do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. E a educação é um dos componentes desse indicador do desenvolvimento socioeconômico. Por isso, a iniciativa da escola “Mário Brasil”, em julho, é duplamente louvável pelo anúncio de que até outubro abrirá aos sábados e domingos continuando a preparação para o Enem.
O município tem economia baseada na agricultura. Segundo João Jorge Oliveira, diretor da Escola Mário Brasil, 50% dos estudantes são da área rural, incluídos quilombolas e indígenas. Ele destaca que o trabalho pela educação de Garrafão do Norte vem sendo realizado, nos últimos 20 anos, com o objetivo de mudar o IDH do município. Ano passado, 40 alunos dessa escola da Secretaria de Estado de Educação obtiveram aprovação no Enem; neste ano, a meta é de que pelo menos a metade dos 115 alunos do cursinho de férias alcancem a tão sonhada vaga no ensino superior.
União para reverter condição social
O Projeto Cursinho Pró-Enem - único preparatório para o exame, no município -, resultou da parceria da escola com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Garrafão do Norte e pais de alunos, que colaboraram preparando as refeições e a limpeza. O cursinho foi coordenado pelo presidente do Sindicato, Reinaldo Barros, servidor da Secretaria do Estado de Educação (Seduc). “Temos plena consciência do nosso papel na luta pelos direitos da classe (de servidores públicos), mas temos uma visão diferenciada: só unindo forças pela educação poderemos reverter a condição social daqueles que têm menos oportunidades. Se a gente ficar só no campo do embate ideológico e político, não vamos chegar a lugar nenhum. Então, unimos forças e trabalharmos juntos; com certeza, teremos bons resultados”.
Reescrevendo a trajetória familiar
O estudante Juciney Romão não é mais calouro, já obteve aprovação no curso de Matemática, mas viu na oferta do cursinho a oportunidade de realizar um grande sonho. “Quero ser médico e quando soube que a Escola estaria com o cursinho preparatório decidi voltar à sala de aula. Realmente não tenho palavras para agradecer essa oportunidade oferecida pela escola, somente me dedicando muito, tendo foco e fé para atingir o objetivo, que é a aprovação no curso mais concorrido das universidades públicas do Estado do Pará, que poderei retribuir a dedicação de todos que estão no projeto.”
Roselândia Maciel, mãe de Wendel Santiago, 15, aluno 3º ano do ensino médio, disse que foi gratificante a oportunidade do reforço para o Enem, nas férias de julho. Ela conta que o filho ficou muito motivado. “Ele era sempre o primeiro a acordar e, já com os livros nas mãos, chamava os colegas para irem para a escola”, afirmou.
Avanços dos indicadores
A preparação dos alunos da “Mário Brasil” continuará, a partir da segunda semana de agosto, às sextas-feiras, sábados e domingos, nos dois turnos, até o mês de outubro, quando ocorrerá a primeira etapa do Enem.
Garrafão do Norte tem cerca de mil alunos matriculados no ensino médio, 800 nessa escola e os demais na Escola Estadual Elza Maria Dantas, localizada na área rural do município.
Há dez anos, João Jorge Oliveira é diretor da Escola Mário Brasil, onde está lotado há 23 anos. Com números na ponta da caneta, ele tem orgulho de participar das melhorias da educação do município. “Em 1993, apenas 19 pessoas concluíram ensino médio em Garrafão do Norte, hoje são mais de cinco mil, e outras 600 já têm nível superior”. O levantamento é feito anualmente pela direção da Escola, Todos os servidores lotados na “Mário Brasil” são ex-alunos da escola, pois os moradores que se formam têm o propósito de reverter o conhecimento adquirido em favor do município.
Boa gestão e disciplina exemplar
A Escola Mário Brasil foi criada há 39 anos. Em 2013, o prédio passou por uma grande reforma garantida pelo Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Educação Básica, que materializa o Pacto pela Educação.
Localizada na área da Unidade Regional de Educação (URE 17 A), sediada em Capitão Poço, a escola tem aprimorado seu modelo de gestão. São dez salas de aula climatizadas, Laboratório e biblioteca bem conservados; as áreas externas são arborizadas. A disciplina dos alunos é exemplar e isso reflete uma imagem admirável entre as escolas públicas: o prédio não tem pichação, depois das refeições, os próprios alunos servem-se em um bufê, e ao final lavam e higienizam as louças.
O Conselho Escolar funciona com regularidade e garante o fluxo normal dos recursos do Programa Dinheiro Direto para a Escola (PDDE) e do Proemi, investidos na aquisição de materiais, mobiliários para laboratórios e em atividades pedagógicas - oficinas de física, pintura, jogo de xadrez, música, literatura além da manutenção de uma horta que abastece a merenda escolar com hortaliças orgânicas (couve, alface, rúcula, cheiro verde e tomate).
Cursos profissionalizantes
Paralelo ao curso preparatório para o Enem, a Escola Mário Brasil promoveu em julho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oito cursos profissionalizantes. 160 pessoas da comunidade participaram dos cursos de panificação, cake design (bolos artísticos), artesanato, horta, adubo orgânico e eletricidade básica – este, uma parceria da escola com o Proemi; na próxima sexta-feira (4), 30 participantes do curso irão a Tucuruí, onde conhecerão a hidrelétrica do município. Esses treinamentos são permanentes na escola e têm o objetivo de estimular pequenos empreendimentos e gerar renda.