Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'DE MOSQUEIRO A XANGAI'

Biografia de ídolo do esporte paraense é relançada pela editora da Ioepa

Por Julie Rocha (IOE)
29/08/2019 21h41

O relançamento da biografia do ex-atleta de basquete paraense Nelson Maués, pela editora da Imprensa Oficial do Estado, movimentou a noite de autógrafos nesta quinta-feira (29), no estande da Ioepa, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, em Belém. “De Mosqueiro a Xangai. Que viagem é essa?” conta a trajetória do jogador que atuou no Paysandu Sport Club.

O ex-atleta de basquete paraense e escritor Nelson Maués (c) no estande da IoepaConsiderado o primeiro atleta profissional do basquete paraense e recordista de títulos, com 11 troféus acumulados, Nelson Maués conquistou também sete taças com a camisa bicolor, e se tornou o maior campeão entre ex-jogadores e jogadores daquele clube.

A primeira edição do livro também foi impressa na gráfica da Imprensa Oficial e lançada em 14 de abril de 2018, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Em outubro do mesmo ano, o lançamento ocorreu na sede do Paysandu Sport Club. “Foi o maior sucesso, inesperado. Pra você ter uma ideia, já mandei o meu livro pra quase todas as capitais do Brasil, pra três cidades americanas, Toronto, no Canadá, dois exemplares pra Portugal e um para Londres”, disse Nelson Maués.

Cenário - A segunda edição foi ampliada e revisada. Em 254 páginas é narrada a trajetória do ídolo que nasceu na Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), como informa na apresentação do livro, devido ao acidente ocorrido com seus pais em 26 de setembro de 1943, vítimas de um naufrágio na costa do Marajó.

Em outro momento, ele conta como chegou a Xangai, na China, como chefe da delegação brasileira em “De Mosqueiro a Xangai. Que viagem é essa?” é mais um lançamento da Imprensa Oficialuma competição internacional. Segundo ele, “foi resultado de muita luta, obstinação, tenacidade, determinação e coragem”.

Nessa trajetória, descreve o autor, “faço um relato de como era a Belém do Pará nos anos 1960,1970 e 1980, fazendo críticas sociais e mostrando como era a sociedade paraense da época. Acho que essa movimentação toda esta chamando a atenção dos leitores”.

Serviço: A segunda edição do livro “De Mosqueiro a Xangai”, de Nelson Maués, é vendido a R$ 30,00 e no estande da Imprensa Oficial do Pará, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar, em Belém, até o dia 1º de setembro (domingo).