Relações comerciais entre Pará e Indonésia são discutidas na Codec
Reunião com representantes da IndonésiaCom o objetivo de estreitar relações comerciais com o Pará, o Ministro Conselheiro da Embaixada da República da Indonésia, Sudarsono Soedirlan, e sua equipe, estiveram na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em Belém, na quarta-feira (28). Os representantes da Indonésia foram recebidos pelo presidente Lutfala Bitar, acompanhado de membros da diretoria de Atração de Investimentos e Negócios da Codec.
Com interesse especial na produção paraense de proteína animal, Sudarsono Soedirlan explica que sua vinda tem o objetivo de conhecer as potencialidades do Estado e avaliar possíveis parcerias econômicas. “Já participamos de encontros com empresários, de rodadas de negócios na Fiepa [Federação das Indústrias do Pará] e já tivemos inclusive empresas que manifestaram interesse de expandir o mercado para a Indonésia. Nossa ideia é conhecer mais sobre as indústrias paraenses para construir possíveis parcerias”, comentou o ministro.
O Ministro Conselheiro da Embaixada da República da Indonésia, Sudarsono Soedirlan (à direita)De acordo com ele, a Indonésia tem interesse em aumentar o volume de importações de proteína animal por meio dos estados brasileiros, entre eles o Pará. Ainda segundo o ministro, após a abertura do comércio de carnes com o Brasil, a Indonésia também pretende importar pescados do Brasil.
“A Codec, junto às demais instituições do Estado, oferece apoio e facilitação para viabilizar a abertura de mercado com a Indonésia. O Pará é muito rico e recebe de braços abertos os novos investimentos para que as empresas daqui possam expandir mercados melhorando a economia do Estado”, disse o presidente da Codec, Lutfala Bitar.
Após a apresentação de um panorama geral da economia paraense, com setores prioritários e possibilidades de investimento por parte da Codec, a equipe do consulado convidou empresas e o governo do Pará para participar da Trade Expo Indonésia, uma das maiores feiras de exportação da Ásia, em outubro, que será vitrine para uma variedade de produtos e serviços do mercado global.