'Epaminondas Gustavo' leva alegria e literatura amazônica ao estande da Ioepa
Um sucesso de público e vendas, o personagem Epaminondas Gustavo, criado pelo juiz Cláudio Rendeiro - e um fenômeno na internet e em stand-up -, fez a alegria de quem passou pelo estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) na noite desta quarta-feira (28), na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Cláudio Rendeiro relançou e autografou os livros “Líricas Ribeirinhas e Outras Margens”, com poesias, e “Sátiras de um Ribeirinho”, com piadas e "causos" de Epaminondas Gustavo, personagem que representa o caboclo paraense, com o linguajar típico de algumas regiões do Estado.
O personagem Epaminondas Gustavo (d), no estande da IoepaO público fez fotos e selfies, além de participar de várias brincadeiras feitas por Epaminondas Gustavo. Cláudio Rendeiro destacou a importância de ter seus livros relançados no estande da Ioepa. “Como este ano um dos homenageados na Feira do Livro é o poeta Paes Loureiro, que prefaciou meus dois livros, e a Imprensa Oficial fez a impressão das obras, recebi o convite da Ioepa para relançar os livros aqui”, contou o autor.
Cláudio Rendeiro também destacou a importância da valorização do escritor paraense feita pela Ioepa. “Achei fabuloso a Imprensa Oficial valorizar o escritor paraense, o autor que fala da Amazônia, do ribeirinho, que tem um olhar desse homem nosso. Eu sempre digo que a língua que o Epaminondas fala é uma afirmação da nossa identidade, da nossa alma cabocla. Não é deboche ou desrespeito; é uma fala que é nossa, um jeito nosso, que não é certo nem errado, e que precisa ser resgatado”, frisou.
Epaminondas Gustavo autografou livro de sátiras e divertiu o públicoEle também ressaltou o papel da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes no reconhecimento dessa pluralidade, principalmente neste ano. “Porque multivozes é uma coisa que vai além da literatura. Tem a ver com nossa identidade em outras linguagens. Estou muito feliz por estar aqui”, afirmou o criador de Epaminondas Gustavo.
Serviço: Os livros “Líricas Ribeirinhas e Outras Margens”, de Cláudio Rendeiro, e “Sátiras de um Ribeirinho”, de Epaminondas Gustavo, estão à venda no estande da Imprensa Oficial do Estado, na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, que prossegue até 1º de setembro, das 10 às 21 h.