Alunos do Maroja Neto lançam coletânea de poemas "Mulher: amor, poesia e luta"
Com o tema “Mulher: amor, poesia e luta”, os alunos do Ensino Médio (noite), da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual Maroja Neto, no bairro da Pedreira, em Belém, lançam no próximo dia 29, às 19 horas, no estande da Secretaria Estadual de Educação, na 23° Feira Panamazônica do Livro e das Multivozes, uma Coletânea de Poemas que reúne 13 textos sobre a temática. O livro foi impresso na gráfica da Imprensa Oficial do Estado, parceira do projeto.
O objetivo do trabalho, incentivado nas aulas de Língua Portuguesa, foi levar os discentes a refletirem sobre várias questões que rondam o universo feminino, como dupla ou tripla jornada de trabalho, violência, maternidade, preconceito, submissão e outras inquietações presentes no dia a dia das mulheres.
A iniciativa envolveu pesquisas, debates, leitura, análise lingüística e muitos questionamentos que povoaram o cérebro dos alunos. Ao final, foi apresentado o gênero textual “Poema”, com os discentes produzindo os textos que compõem a coletânea. Nos poemas, os alunos e alunas colocaram o seu olhar sobre a problemática e a representação feminina na sociedade. Alguns foram mais românticos.
Outros mais reflexivos e incomodados, "mas todos passaram a se apropriar de uma temática sempre atual e que precisa ser moldada por novos comportamentos e valores na sociedade “, explica a professora responsável pelo projeto, Tânia Monteiro. “Consideramos da maior importância envolver os alunos com essas temáticas para que se tornem leitores proficientes e possam refletir sobre todo um contexto que exige mudanças”, reforça a diretora, Ana Miranda.
Todos os anos, a Escola Maroja Neto participa da Feira do Livro, um dos eventos educativos e culturais mais aguardados por alunos e professores da instituição, não somente por sua importância no contexto de incentivo à leitura, mas também pela oportunidade de culminância no estande da Seduc, instalado no espaço. Este ano, o trabalho iniciou em março, com os discentes debatendo temas relacionados à mulher nas suas mais diversas vertentes, entre elas, família, mercado de trabalho, formação profissional, feminicídio, Lei Maria da Penha, entre outras.
Pelo projeto, os alunos ganham o protagonismo e apresentam a sua produção textual como poetas, autografando a coletânea e conversando com os leitores sobre a temática e sobre o processo de aprendizagem em sala de aula. A coletânea tem o apoio cultural da Imprensa Oficial do Estado
Pré lançamento
Hoje, 28, às 19h30, haverá o pré lançamento da coletânea no hall da escola a fim de apresentar o trabalho à comunidade escolar. Representantes da USE 4 foram convidados, assim como a escritora Maria Helena Viana, que falará sobre a importância do trabalho com poemas em sala de aula.