Governo entrega novas unidades do Projeto Taboquinha em Icoaraci
O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira, 2, os novos apartamentos do Projeto Taboquinha, localizado no Distrito de Icoaraci. São 28 unidades divididas em sete blocos e mais uma casa térrea localizados na Rua Santa Izabel, entre Passagem Santa Rosa e Travessa Pimenta Bueno. A cerimônia de repasse dos imóveis contou com a presença do governador Simão Jatene.
O sorteio que definiu a localização das novas moradias foi realizado na manhã desta terça-feira (1º), na sede da Companhia de Habitação do Pará (Cohab). As famílias foram cadastradas no sistema informatizado, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o que tornou essa etapa mais ágil. Os sorteios anteriores eram feitos manualmente.
Todo o processo de seleção das famílias beneficiadas foi validado pelo Ministério Público Estadual e pela Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), eleita pela própria comunidade para interlocução com a Cohab. As unidades habitacionais têm 39 metros quadrados, com dois quartos, banheiro e cozinha, além de área externa (quintal).
Próximas etapas
Antes do sorteio, a presidente da Companhia de Habitação do Pará, Lene Farinha, informou os moradores sobre as próximas etapas do projeto. "Temos algumas pendências ainda no Taboquinha. Esse é um projeto de canteiro aberto, mas queremos concluir o mais breve possível e tratar da questão do canal e das pessoas que ainda estão vivendo sobre palafitas, no Cubatão. Vocês, que estão aqui, vão receber esses apartamentos e, finalmente, passar para uma condição de habitação muito melhor", anunciou a presidente.
Para Jossielle Campos, que reside hoje na Comunidade Cubatão, onde estão localizadas as palafitas, receber uma nova moradia representa mais que a realização de um sonho. "É maravilhoso, porque já aguardava há bastante tempo. Estamos indo agora para um local mais seguro. Eu já nem dormia com medo da nossa casa desabar. A gente evitava ir pra cozinha, onde a parede e o assoalho já caíram. Então, esse apartamento é pra nós a garantia de melhores dias", afirmou.
Todos os beneficiários receberam uma cartilha com os direitos e deveres dos novos moradores, a fim de garantir uma convivência harmoniosa e a manutenção dos imóveis. A gerente executiva de Projetos Sociais, Regina Dantas, explicou cada ponto da publicação. Os novos moradores também receberam orientações sobre os cuidados com a estrutura dos prédios, repassadas pelo gerente da equipe de Engenharia da Cohab, Mário Antonio Tavares Cardoso. Segundo ele, qualquer alteração na estrutura precisa ser acompanhada pela equipe de Engenharia.
A Cohab é a executora do projeto, que compõe ações integradas de urbanização; erradicação de palafitas; recuperação de áreas degradadas; sistema viário, terraplenagem e pavimentação de vias; abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem de águas pluviais; energia elétrica e iluminação pública; equipamentos comunitários; construção de unidades habitacionais verticais e horizontais; melhorias das habitações existentes fora do alagado; recuperação do Igarapé, implementação de trabalhos técnico social e regularização fundiária.