Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Jovens participam de palestras promovidas pelo Centro de Perícias Renato Chaves

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
28/08/2019 14h43

O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” (CPCRC) promoveu, na manhã desta quarta-feira (28), palestras para os alunos da Escola Estadual Cônego Batista Campos, na Cabanagem, em Belém. O evento faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, que segue com ações de políticas públicas no bairro, para combater a violência.

A primeira palestra abordou o tema “Preservação dos locais de crime”, proferida pelo perito criminal Paulo Bentes. O servidor destacou que a perícia criminal nos locais de ocorrências produz laudos que ajudam as investigações a elucidarem um caso e, consequentemente, reduzem os índices de violência. Ao mesmo tempo, a alteração de uma cena de crime implica a produção de um laudo pericial inconclusivo sobre o fato, que será inserido no inquérito policial, assim como na inclusão de quem alterou a cena nas investigações sobre o caso.

A outra palestra foi ministrada pela perita criminal Nair Correia, lotada no laboratório de Toxicologia do Instituto de Criminalística (IC), e discutiu a “Conscientização sobre o uso de drogas”. Ela explicou os novos tipos que estão surgindo oriundas de outras existentes e, principalmente, os riscos do consumo.

A palestra sobre “Violência Sexual”, que foi proferida pela perito médico legista, Adriane Guimarães, gerente do setor de Sexologia do IML, enfatizou os riscos e traumas deixados por crimes de abuso sexuais, inclusive, os cometidos psicologicamente, além do aborto e infanticídio. A especialista também orientou como as vítimas devem proceder diante dessas situações.