Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Equipe de brigadistas combate focos de incêndios em São Geraldo do Araguaia

Os profissionais estão desde julho de 2019 atuando na área

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
28/08/2019 09h51

Brigadistas combatem focos de incêndio em São Geraldo do AraguaiaO município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, registra focos de incêndios todos os anos, nesta época, devido ao período de estiagem das chuvas. Como forma de fazer um trabalho preventivo, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), credenciou um grupo de 16 brigadistas que estão atuando na região desde o dia 3 de julho deste ano.

O trabalho é desenvolvido por meio da Gerência da Região Administrativa do Araguaia - GRA, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação – DGMUC. O objetivo é atuar na prevenção e combate aos incêndios nas Unidades de Conservação (UC) da Natureza estaduais, sendo o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia – APA Araguaia.

É uma ação inédita do Ideflor-Bio, conforme explicou a gerente da GRA, Evandra Vilacoert. “Nós constatamos a eficiência do trabalho desses comunitários e resolvemos investir na mão-de-obra local”, pontua ela, ao explicar que a iniciativa, além de ser eficaz no combate aos incêndios, é também uma forma de gerar emprego e renda à comunidade local.

Os brigadistas são profissionais qualificados, residentes da APA Araguaia ou da sede do município. Parte da equipe é composta por bombeiros civis e a outra é de brigadistas com certificação do PrevFogo. A brigada assinou um contrato de prestação de serviços com duração de seis meses. Após esse período, será feita a manutenção da área com trabalhos preventivos.

Equipe de brigadistas formada pelo Ideflor-Bio“Estamos apostando nesse serviço que está sendo bem feito. O Ideflor-Bio entra com pagamento e equipamentos utilizados em campo, que são da Gerência. Ainda precisamos de mais reforço, mas a equipe tem garantido com qualidade a eficiência do trabalho. Nos planejamos para isso”, reforça a gerente.