Meio ambiente e cultura popular na voz de Salomão Habib
Um show interativo para crianças e jovens, na Arena Walcyr Monteiro, foi apresentado pelo cantor e educador paraense Salomão Habib, na tarde desta terça-feira (27), durante a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.
Salomão Habib apresentou um show que integra o Projeto Cantar O LarTemas como trabalho infantil, preocupação com o meio ambiente, destinação correta do lixo e preservação da cultura popular foram cantados pelo artista, acompanhado pela plateia com palmas, assobios e risadas. "Eu conheço o projeto e estou tento a oportunidade de ver, hoje, pela primeira vez, a apresentação junto das crianças. A sensibilidade e a preocupação de aproximar a realidade das crianças são o que tornam essa iniciativa maravilhosa", ressaltou a contadora de histórias Lilian Ferreira.
O show é parte do Projeto Cantar O Lar, desenvolvido pelo artista desde 2016, em Belém, que visa educar pela música. É feito com composições que abordam temas como cidadania, fauna, flora, afetividade e elementos pedagógicos.
Criações - Ao longo de três anos, mais de 300 composições já foram criadas e, destas, 100 chegaram a ser gravadas em quatro CDs e quatro DVDs do projeto. "Eu sempre busquei transformar a música em um processo eficaz de aprendizado, desde a minha trajetória como professor até agora, como músico. E isso deu muito certo. Hoje, o projeto extrapolou as fronteiras até do Brasil", informou o artista.
O "Cantar O Lar" é voltado para escolas públicas, da rede municipal de ensino, e particulares. Atualmente, é realizado em 34 instituições, chegando a quase 8.400 crianças.
A educadora Luiza Amaral assistiu à apresentação com o filho Davi, 09 anos. "Eu sempre ouço as músicas populares paraenses e incentivo que meus filhos conheçam os artistas locais. Por isso, trago um deles para um evento como este. Eu percebo uma interação muito grande", disse Luiza Amaral.
Durante a apresentação, Salomão Habib conversou com a plataia e entregou CDs para os que responderam corretamente às perguntas feitas no palco, sobre assuntos locais, como nomes de artistas e ervas paraenses.
Serviço: A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que prossegue até 1º de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento está aberto para visitação das 10 às 21 h, com entrada franca.