Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz realiza cursos de qualificação profissional a moradores do Icuí

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
27/08/2019 10h42

Moradores do bairro do Icui aprenderam técnicas de design de sobrancelhasO último dia de aula do curso de “Design de Sobrancelhas/Embelezamento de Cílios”, na última sexta-feira (23) foi marcado por um clima de alegria e boas expectativas de crescimento profissional para os 25 participantes, todos moradores do bairro do Icuí, em Ananindeua.  Em nome da turma, Tatiane Rodrigues agradeceu ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), promoveu o curso dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

“Ressalto o nosso agradecimento ao governador Helder Barbalho e ao secretário Carlos Maneschy, da Sectet, que nos proporcionaram essa oportunidade. Com esse curso nós somos hoje profissionais da área da beleza. Saímos daqui qualificados, com conhecimentos teóricos e práticos, prontos para o mercado de trabalho”, enfatizou a moradora.

A oportunidade de usar os conhecimentos adquiridos no curso para empreender no setor de estética foi ressaltada por Lene Rivas, liderança comunitária do bairro do Icuí. “Agora elas podem trabalhar, ganhar dinheiro e ter oportunidade aqui no nosso bairro”, frisou Lene, que com outras lideranças ajudou a organizar o curso, ministrado pelo Senac na escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Paulo Mendes.

O curso teve carga horária de 40 horas e habilita os participantes a trabalhar em salões de beleza ou mesmo iniciar o próprio negócio. “A maioria dos participantes é composta de mulheres que muitas vezes não podem sair para trabalhar por causa dos filhos. Com essa qualificação, elas podem atender na própria casa ou ter flexibilidade no horário, indo até a residência dos clientes”, destaca Olga de Oliva, coordenadora do projeto “Cursos de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos”, uma das ações promovidas pelo TerPaz no Icuí.

Alunos do curso com a equipe da SeasterKaroline Cordeiro, gerente da Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada da Sectet, parabenizou todos que fizeram o curso, desejando sucesso e incentivando-os a investirem cada vez mais na qualificação profissional.

Formação continuada – O projeto desenvolvido pela Sectet possibilita que os moradores deem continuidade à formação técnica em determinado segmento profissional, por meio do itinerário formativo. “Por exemplo, depois de aprender o design de sobrancelhas os participantes podem fazer outros cursos na área da estética, tendo a possibilidade de requerer uma certificação técnica assim que atingirem uma determinada carga horária”, explica Olga de Oliva.

Os próximos cursos que a Sectet irá ofertar no Icuí são “Decoração de festas com balões” e “Gerência de vendas”.