Escritor e youtuber da temática LGBT conversa com alunos de escola estadual no Jurunas
Vitor Martins e os alunos da Escola Estadual Camilo SalgadoEstimular os estudantes ao contato com a leitura é um dos principais objetivos do projeto Portal do Conhecimento, da Imprensa Oficial do Estado (IOE), que levou, na manhã desta segunda-feira (26), à Escola Estadual Camilo Salgado, no bairro do Jurunas, o escritor e youtuber carioca Vitor Martins, um dos convidados da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A Feira, que começou no último sábado (24), segue até o dia 1⁰ de setembro, no Hangar Centro de Convenções.
A ida do escritor à unidade de ensino faz parte da ação intitulada “Pan nas escolas”, que acontecerá durante toda esta semana em diversas escolas localizadas nas áreas de abrangência do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Estado.
Nesta segunda-feira (26), a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes abrr espaço para as vozes LGBTQIA+, daí a participação de Vitor, que será, também, o convidado do Encontro Literário, às 20h, na Arena Multivozes, no Hangar Centro de Convenções. Vitor tem 28 anos, é jornalista por formação e mora atualmente em São Paulo. Ele é autor de dois livros: “Quinze Dias” (2017) e “Um Milhão de Finais Felizes” (2018), em que aborda temas como gordofobia e homossexualidade.
Estudantes participaram atentos da programação da Pan nas EscolasPara o jornalista, ir até uma escola pública e debater temáticas tão sensíveis com o público jovem é um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade. “Como trabalho com a temática LGBT, a minha entrada em escolas, muitas vezes, é dificultada, por várias questões. Então, essa oportunidade que a Feira Pan-Amazônica está me dando é um grande presente. A gente sabe que a cultura é essencial para a formação de caráter e a consciência de classe, daí a grande importância que a Feira traz, de abrir espaço para as vozes que muitas vezes ficam silenciadas”, ressaltou o autor, que já trabalha no terceiro livro da carreira, ainda sem data para ser lançado.
A estudante Lívia Lira, de 16 anos, aluna do segundo ano do Ensino Médio, avaliou positivamente a oportunidade de conhecer um autor de perto e de debater a literatura e suas possibilidades. “Aqui na escola a gente foi orientado a pesquisar sobre o trabalho dele e é muito legal agora poder falar com ele diretamente e tirar as nossas dúvidas e curiosidades. Além de ser um momento de descontração bem legal também”, contou.
A diretora da escola, Alinne Castro, comemorou a ação e revelou a torcida para que ela seja repetida nos próximos. Segundo Alinne, a Escola Camilo Salgado abriga hoje, mais de 1,6 mil alunos dos ensinos Fundamental maior e Médio, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade social. “Nós estamos em uma área de violência, muito carente, e ações como essa são fundamentais para promover o conhecimento e aproximar a Feira da realidade desses alunos”, avaliou.
Já a coordenadora do Portal do Conhecimento, Elana Silva, explica que o projeto visa fomentar a leitura e se aproximar das ações já desenvolvidas pela sociedade civil, como bibliotecas comunitárias. “Além de levar o autor para perto das crianças e jovens, é uma forma, também, de elevar a auto-estima desses estudantes, pois eles se sentem muito valorizados”, frisou.
Serviço: A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até o dia 1⁰ de setembro, no Hangar Centro de Convenções, das 10h às 21h, com entrada franca para todas as programações.