Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Direção defensiva é tema de palestra do projeto "Detran nas Empresas"

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/12/2017 00h00

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, na manhã desta quarta-feira (13), mais uma edição do projeto "Detran nas Empresas". Desta vez, a programação foi levada à empresa Thyssenkrupp Elevadores, como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) 2017. O agente de fiscalização do Detran, Ivan Feitosa, foi quem ministrou a palestra, pautada na direção defensiva, no prédio-sede da empresa, localizado no bairro de Canudos.

De acordo com Feitosa, embora no trânsito todos sejam submetidos às mesmas regras, aqueles que dirigem veículos de empresas têm uma responsabilidade a mais por representarem também quem os contratou. “É preciso estar ciente dessa responsabilidade e prezar sempre pela direção segura, já que os prejuízos em caso de acidentes serão ainda maiores, pessoal e profissionalmente”, advertiu.

Utilizando-se de recursos como slides e vídeos, o palestrante expôs números alarmantes de acidentes causados pela falta de prevenção e pelo descuido, em particular no uso do cinto de segurança no banco de trás, hoje responsável por 62,7% dos acidentes com vitimas fatais. Estudos indicam que uma pessoa no banco de trás pode ser projetada com força 50 vezes maior que seu peso.

Para o supervisor de segurança do trabalho da Thyssenkrupp Elevadores, Robinson Teixeira, a parceria com o Detran na Sipat agrega uma série de informações aos colaboradores para prevenir acidentes. “É claro que todos tem que passar pelos exames obrigatórios para serem um condutor, mas esse tipo de evento serve para lembrar a todos a responsabilidade que temos em preservar a nossa e também a vida de terceiros, além de trazer estatísticas e pesquisas que não conhecíamos”, afirmou.

Com três anos de empresas e há dois como condutor, o funcionário da área de manutenção de elevadores, René Negrão, garantiu que as informações obtidas na palestra servem para relembrar o que aprenderam sobre a legislação de trânsito e a melhor conduta para prevenir acidentes. Chamou atenção também para os conceitos trabalhados pelo palestrante, como o Pipe - planejamento, identificação, prevenção e execução - necessário, segundo ele, para pessoas que trabalham com tempo determinado para a execução de tarefas, como na empresa em questão.

O Ciclo de Palestras na Sipat 2017 da empresa Thyssenkrup Elevadores teve início nesta terça-feira (12), abordando o tema “Fatores físicos e psicológicos no trânsito”, com João Veiga, sociólogo do Detran, e prossegue nesta quinta (14) com a palestra “Comportamento Seguro”, ministrada por Hercílio Prado, finalizando no próximo dia 15 com “Noções de Primeiros Socorros”, painel exposto pela agente de Educação Marília Botelho.