Estudantes do Acará participam de projeto Horta Escolar
Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Eduardo Angelin, da comunidade São Lourenço, no município de Acará, região nordeste do Estado, participaram da primeira colheita das hortaliças e verduras plantadas por eles, no início de maio, por meio do Projeto Horta Escolar – Merenda Escolar com Sabor de Saber Fazer.
O projeto foi um dos 100 selecionados nas regiões Norte/Nordeste, por meio de edital de patrocínio do Banco da Amazônia. O apoio técnico foi dado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O projeto abrange 60 alunos de 10 comunidades.
Todo o processo de implantação da horta teve o apoio da Emater, que trabalhou, por meio de mutirões, com o preparo da área, mudas, plantio, substrato, cercamento e irrigação. Os cooperados também receberam orientação técnica, na prática, sobre todo o funcionamento da horta. Na opinião da engenheira da agrônoma da Emater, Helenice César, o ganho será de todos – tanto para estudantes quanto para a comunidade.
“Os professores de português podem trabalhar com as crianças os nomes científicos e também sobre o desenvolvimento das plantas, por exemplo. Essa função educativa é importante. Em relação à comunidade, fica a conscientização ecológica, como conservação da água, solos e cuidado com o rio Acará, que passa próximo a Escola, então, é todo um contexto, e todos estão envolvidos”. Cursos de capacitação de horta também foram ministrados pela Emater aos alunos e comunidade.
De iniciativa da Cooperativa Agropecuária de Agricultores Familiares da Comunidade Boa Esperança (Coopabe), o projeto surgiu com a proposta de levar uma alimentação de qualidade para os alunos da escola, comenta Neyla Sousa, coordenadora do projeto. “Além de promover a qualidade de vida dos alunos, com alimentação saudável, valoriza o trabalho do homem do campo, porque os alunos acompanham de perto o tipo de trabalho realizado pelos pais no dia a dia”.
Consciência alimentar e ambiental – Para a pequena Marina Soares, 9 anos, aluna do terceiro ano, a partir do momento que se envolveu com a horta, começou a se importar mais com a alimentação. “Eu percebi que meu interesse por consumir alimentos saudáveis aumentou, sem contar a preocupação com o meio ambiente. Eu também me senti mais disposta para ir à escola”. Marina disse, também, que quer fazer uma horta no quintal de casa. “Minha família gostou da ideia e vamos plantar cheiro verde, tomate, alface”, finaliza.
Apoio – A Emater apoia as atividades desenvolvidas pela Coopabe desde a sua fundação, há dois anos. Esse compromisso foi reafirmado pelo supervisor regional da Emater no Tocantins, Glauber Cunha, que representou a empresa no evento de entrega da horta. Ele elencou o sucesso da parceria. “A Emater foi parceira porque o projeto levou em consideração o envolvimento das crianças e da comunidade, isso é importante”.
O apoio da Emater for reforçado pelo representante do Banco da Amazônia, Alessandro Pereira. “Foi um belo trabalho porque envolveu a escola, a comunidade, o cooperado e a Emater, então, foi tudo muito bem executado, superou as expectativas. O projeto vai servir de modelo para outras comunidades”, finalizou.