Educação para o trânsito é tema de palestras em escola na Cabanagem

14/08/2019 16h11 - Atualizada em 14/08/2019 18h01
Por Eduardo Vilaça (DETRAN)

Conscientizar e sensibilizar estudantes para práticas mais seguras no trânsito dentro e fora de suas comunidades foi o objetivo da ação realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), na manhã desta quarta-feira (14), na Escola Estadual José Valente Ribeiro, no bairro da Cabanagem, em Belém. As atividades fazem parte do programa Territórios pela Paz (TerPaz), que busca investir em infraestrutura urbana e nas políticas públicas sociais, a fim de garantir o desenvolvimento humano em bairros de vulnerabilidade. 

“A partir do momento em que a gente vive em sociedade, a gente faz parte do trânsito”, disse o assistente do Detran Cristóvão Cunha, que iniciou o primeiro momento da palestra direcionada para alunos do ensino fundamental, entre 9 e 14 anos. De acordo com ele, os temas foram abordados de uma forma que todos pudessem compreender, trazendo elementos da realidade do bairro. “Falamos numa perspectiva geral sobre os direitos e deveres do pedestre e dos ciclistas, já que a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado na Cabanagem”, disse Cunha. 

João Yuri Lima de Oliveira, 12, é aluno do 7º ano do ensino fundamental, e comentou que o trânsito do bairro costuma ser complicado e que as pessoas não respeitam as leis. Mas ele afirma que assimilou informações importantes na palestra e que, no que depender da nova geração, as coisas serão diferentes. “Eu aprendi que tenho que crescer e ser mais responsável nesse quesito. E ainda vou repassar pros meus pais, pra minha família”. 

Há 19 anos trabalhando na escola, a diretora Ivanilda Vieira conta que o trabalho de educação do Detran sempre foi importante no apoio pedagógico, e que é fundamental usar os conceitos de trânsito na comunidade periférica. “Eles vivenciam um trânsito intenso, por muitas vezes, irresponsável, e serão pequenos multiplicadores dessas informações, desses bons comportamentos. Vale ressaltar que tudo que é repassado, é compartilhado em casa, na rua com os amigos”, comenta a diretora. 

No segundo momento da ação, a palestra foi direcionada para alunos do ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos. O agente de educação do Detran Jean Quaresma apresentou os projetos do órgão relacionados à educação e salientou sobre a importância de jamais beber e dirigir, apresentando o projeto “Transitando nos Bares”. Foram ressaltados, principalmente, o uso dos equipamentos de segurança, já que muitos jovens utilizam motocicleta como meio de transporte. 

Para o agente, é importante essa conversa, a apresentação de conceitos e exemplos para trazer uma reflexão. “A educação é permanente, ela não pode parar, por isso nós estamos aqui”, acredita Quaresma.

*Colaboração: Ana Laura Costa