Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS ESPECIAIS

Neonatologista da Santa Casa do Pará dedica livro aos cuidados com a pele de recém-nascidos em Unidade Neonatal

Por Etiene Andrade (EMATER)
14/08/2019 15h03

Todo mestrado no Brasil, seja ele acadêmico ou profissional, exige que o aluno entregue ao final do curso um produto e/ou dissertação sobre o tema de investigação escolhido. E se entregar um trabalho concluído já é um grande desafio para a maior parte dos mestrandos, imagine dois! Mas foi isso o que fez o médico José Francisco Alves de Andrade, que atua desde 2008 na UTI Neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP), preceptor da residência médica em pediatria do hospital e também Professor Mestre do Curso de Medicina da UNIFAMAZ.

Além de realizar com esmero seu produto de mestrado “Suporte para Equipamentos de Uso em Reanimação e Transporte Neonatal”, que rendeu a ele o prêmio de melhor artigo no IV Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da Medicina III da Capes, no ano passado, o, hoje, mestre em cirurgia e pesquisa experimental foi capaz de entregar um outro produto, feito com o mesmo rigor técnico e científico: o livro “ Cuidados com peles delicadas em UTI Neonatal”.

Os dois produtos são resultados das atividades do médico como aluno do Programa de Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental da Universidade do Estado do Pará, realizado em parceria pela UFPA e FSCMP no período de 2016 a 2018.

“Eu acoplei esse Livro como um produto a mais para a conclusão do meu Mestrado. Isso me rendeu alguns elogios pelo fato de eu estar me excedendo ao que precisava para isso. O Mestrado CIPE foi uma parceria da FSCMPA com a UEPA, o que foi para nós um nobre presente. Uma inovação em modelo de Mestrado, o Mestrado Profissional, uma contribuição para uma Sociedade inteira”, destaca José Francisco, que também conta que foi sua rotina de trabalho diário na UTI que o fez perceber a fragilidade e importância do cuidado com a pele dos bebês internados “ Esse é um tema que interessa a todos os públicos que lidam diretamente com o bebê, desde médicos e acadêmicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, já que voltarmos o olhar para a pele dos bebês internados em unidade de terapia intensiva pode contribuir com a redução da morbidade e mortalidade neonatal”.

 O livro foi disponibilizado em fevereiro para download no site da Sociedade Paraense de Pediatria e aborda, em 11 capítulos, desde as características da pele de recém-nacidos prematuros, passando pelos procedimentos e cuidados para se manter a integridade dessa pele, até os cuidados e tratamentos quando há a ocorrência de danos. Um manual completo escrito pelo neonatologista e outros vinte médicos de outras especialidades e também colaboradores.

A obra é prefaciada pelo neurocirurgião pediátrico, Carlos Eduardo Barros Jucá, coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde do Centro Universitário Christus de Fortaleza, Ceará, que ressalta a importância do trabalho e da natureza do mestrado profissional. 

“De fato, esta modalidade de pós-graduação stricto sensu tem se revelado ao longo dos anos como perfeitamente adequada à realidade brasileira carente da adequada conexão entre o mundo acadêmico e o mundo profissional. Além de exigir a aplicação dos princípios metodológicos da pesquisa científica, como classicamente já se atua na modalidade de Mestrado Acadêmico, o Mestrado profissional tem como meta a proposta de um produto inovador que tenha impacto na atividade profissional do pós-graduando. Não há dificuldades em concluir que este objetivo foi plenamente cumprido com o livro Cuidados com peles delicadas em Unidade Neonatal”, concluiu Carlos Eduardo Barros Jucá ao assinar o prefácio do livro.