Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Cerca de 8 mil devem deixar Belém pelo Terminal Hidroviário durante o feriado prolongado

Por Bruno Magno (SEOP)
14/08/2019 10h51

Área de espera do Terminal Hidroviário de BelémOs municípios da ilha do Marajó devem ser os destinos mais procurados pelos belenenses que vão aproveitar o feriado prolongado de Adesão do Pará à Independência nesta quinta-feira (15) via Terminal Hidroviário de Belém (THB). A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o terminal, estima que 8 mil usuários devam passar pelo local nos próximos dias.

No último feriado prolongado, o de Corpus Christi no mês de junho, o THB recebeu 8.488 mil usuários. Os destinos mais procurados foram o Camará, que dá acesso aos municípios de Soure, Salvaterra, Joanes e Cachoeria do Arari, no Marajó, e Macapá, no estado do Amapá. Estes municípios e a cidade amapaense também devem ser os mais buscados pelos belenenses no feriado de Adesão do Pará à Independência.

Julho - Nas férias escolares de julho, o THB recebeu mais de 128 mil usuários, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o local recebeu 99 mil usuários.

Viagens - Atualmente o THB opera com 10 linhas, sendo oito intermunicipais e duas interestaduais. As linhas intermunicipais fazem o trajeto Belém-Barcarena (São Francisco)-Belém; Belém-Camará- Belém; Belém – Soure/Salvaterra – Belém; Belém – Cachoeira do Arari – Belém; Belém – Santa Cruz do Arari – Belém; Belém – Ponta de Pedras – Belém e Belém –Mocajuba - Belém. Já as linhas interestaduais operam o percurso Belém – Macapá – Belém e Belém – Manaus – Belém.

Essas linhas atendem ainda 20 localidades entre os Estados do Pará, Amapá e Amazonas. São elas: Almeirim-PA, Belém-PA, Barcarena-PA, Breves-PA, Cachoeira do Arari-PA, Camará-PA, Gurupá-PA, Itacoatiara-AM, Juruti-PA, Macapá-AP, Manaus-AM, Mocajuba-PA, Monte alegre-PA, Óbidos-PA, Parintins-AM, Ponta de Pedras-PA, Prainha-PA, Salvaterra-PA, Santa Cruz do Arari-PA, Santarém-PA e Soure-PA.

Os passageiros do THB são atendidos por 11 empresas de navegação que realizam estes trajetos diariamente. Confira horários das embarcações.