Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Belém recebe capacitação do ‘Gol do Brasil’, projeto da CBF

Por Carol Amorim (SEEL)
10/08/2019 17h02

A capital paraense, Belém, foi a primeira cidade a receber o Projeto “Gol do Brasil”, que visa auxiliar a formação de crianças e adolescentes. Foi em clima de descontração que 40 pessoas participaram neste sábado (10), no Centro Esportivo da Juventude (Ceju), do encerramento do curso de capacitação dos profissionais da área de educação que atuarão no projeto. A iniciativa foi promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Federação Paraense de Futebol (FPF).

O Projeto “Gol do Brasil” auxilia a formação de crianças e adolescentes“A capacitação é um momento único para os profissionais do nosso Estado, pois estão aprendendo com os principais nomes da CBF, e com isso estarão aptos para repassar esses ensinamentos às crianças e aos adolescentes que irão ser atendidos por esse grande projeto, mudando a vida de muitas pessoas por meio do futebol”, ressaltou o titular da Seel, Arlindo Silva.

A formação dos profissionais teve começou na quinta-feira (8), com a primeira aula ministrada pela coordenadora de Projetos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Eliana Mutchnik, que repassou aos participantes a convivência com as pessoas com deficiência, e frisou a importância da inclusão social de jovens e adolescentes.

Outro momento importante do curso foi a entrega dos certificados, em cerimônia realizada na sexta-feira (09), com a presença do vice-presidente da CBF, coronel Antônio Carlos Nunes; do secretário Arlindo Silva; do presidente da FPF, Adélcio Torres; do gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto, e do deputado estadual Fábio Freitas (PRB).A capacitação foi destinada a profissionais do Estado

Durante os três dias de capacitação, os participantes assistiram a palestras e aulas práticas na Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e no Ceju. “Toda vez que venho aqui é uma experiência diferente, e neste primeiro curso que realizamos serão selecionados quatro professores, que também poderão retirar sua Licença S, que é a Licença Social, método de ensino criado pela CBF, no qual eles terão aulas online. Fico muito feliz com o sucesso do curso, com os professores em busca de aprendizado, inteligentes e bem participativos”, disse Diogo Netto.

O Festival de Futebol envolveu mais de 100 crianças residentes em bairros do entorno do MangueirãoFestival de Futebol - A edição do curso de capacitação realizada em Belém foi encerrada com o Festival de Futebol, que envolveu mais de 100 crianças residentes em bairros do entorno do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

Para Isaque Silva, 11 anos, a programação o ensinou a jogar com parceria. “Foi boa a programação. Gostei dos professores e das técnicas que eles ensinaram. Aprendemos a compartilhar a bola nas jogadas que eles realizaram com a gente”, contou Isaque.

Com o fim da capacitação dos profissionais pelo “Gol do Brasil”, as aulas no Pará estão previstas para começar no dia 2 de setembro, no Ceju, e atenderão cerca de 200 crianças, de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, que estejam matriculadas na rede pública de ensino. As inscrições serão feitas na sede da Seel.