Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO

Comunidades tradicionais recebem títulos agroextrativistas em Portel

Por Governo do Pará (SECOM)
07/08/2019 12h26

Município de PortelNesta quinta-feira (8) no município de Portel, na ilha do Marajó, o Governo do Estado, por meio do Programa Governo por Todo o Pará, entrega 500 títulos agroextrativistas para famílias que pertencem às comunidades tradicionais e ribeirinhas de Jacarepuru e Alto Camarapi. No total serão 2,5 mil pessoas beneficiadas. A ação regulariza uma área total de 141.505,3576 hectares.

A comunidade de Jacarepuru é habitada por 1.380 pessoas que vivem da pesca, da coleta de sementes e da agricultura familiar. Há muitos anos essas famílias lutam pelo reconhecimento e a regularização do seu território, em especial para conter o avanço das ações ilegais de extração de madeira, de desmatamento e de pesca no local. O tamanho da área regularizada é de exatamente 71.034,3520 hectares.

A titulação representa a vitória na luta pela terra e a segurança jurídica sobre o seu território, no qual poderão ser realizadas outras atividades econômicas que gerem benefícios à comunidade. Em Alto Camarapi, o tamanho da área regularizada é de 70.471,0056 hectares. A comunidade tradicional também vive do extrativismo e tem uma população de 1.120 habitantes.

A iniciativa faz parte do Programa Governo por Todo o Pará que chega, em sua terceira edição, ao Marajó entre os dias 8 e 10 de agosto, levando ações de humanização, cidadania, atendimento médico, entrega de títulos para comunidades tradicionais, entrega de cheques moradia, inauguração de sistemas de abastecimento de água na região entre outras ações.