Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Governo entrega sistema de abastecimento de água em Cachoeira do Arari

Por Governo do Pará (SECOM)
07/08/2019 12h33

Município de Cachoeira do ArariNa próxima sexta-feira (9), no município de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, o Governo do Estado, por meio do Programa Governo por Todo o Pará, inaugura o sistema de abastecimento de água do Programa "Águas Para Todos" nas localidades de Camará e Humarizal.

O sistema de abastecimento de Água para Todos faz parte de um programa nacional que visa promover a universalização do acesso à água, tanto para consumo humano, quanto para produção agrícola e alimentar. O programa é direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades rurais, permitindo pleno desenvolvimento humano, segurança alimentar e nutricional.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), firmou o Termo de Compromisso 80/2013 com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), visando desenvolver as ações do Programa no Estado.

Na Região de Integração do Marajó, o programa prevê a implantação e o funcionamento de sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Camará e Humarizal, no município de Cachoeira do Arari; e Boa Vista, Jubim e Mãe de Deus, em Salvaterra.

A chegada da água vai mudar a qualidade de vida da população dessas localidades, sobretudo as que desenvolvem atividades agropecuárias. Outro ponto importante que merece destaque é a mudança no perfil sócio-econômico do Marajó. Em muitos municípios, o perfil da velha pecuária migrou para o agronegócio tendo o arroz como carro-chefe.

A iniciativa faz parte do Programa Governo por Todo o Pará, que volta em sua terceira edição pelo Marajó entre os dias 8 e 10 de agosto, levando ações concretas de humanização, cidadania, atendimento médico, entrega de títulos para comunidades tradicionais, entrega de cheques moradia e inauguração de sistemas de abastecimento de água na região.