Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERMO DE COLABORAÇÃO

Setores empresarial e comercial consolidam apoio à Fita 2017

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/08/2017 00h00

 

O termo de colaboração para organização e realização da Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2017 (Fita) foi assinado na tarde desta segunda-feira (7), pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e por Fábio Lúcio Costa, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará (Faciapa). Neste ano, a Fita ocorrerá em dois momentos: o primeiro em São Paulo, de 28 de agosto a 3 de setembro, e o segundo em Belém, entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Temos construído há muito tempo uma relação estreita com as associações comerciais da capital e do interior do Pará, com planejamento e apoio da estrutura oferecida pelas ACPs. Existe hoje uma mentalidade que está se modificando em relação ao desenvolvimento da economia do Estado do Pará, e de iniciativas que possam favorecer essa mudança de paradigma. E a Fita é de grande importância nesse sentido”, ressaltou o secretário Adenauer Góes.

Fábio Lúcio Costa destacou a relevância da Fita 2017 no cenário econômico paraense. “É uma oportunidade para o setor empresarial construir, junto com o governo do Estado, um grande evento, dentro do contexto de desenvolver o turismo no Pará. Por isso nosso trabalho em sensibilizar o setor produtivo. São quase 70 ACPs no Estado. O Plano Pará 2030 era tudo que a gente queria para desenvolvimento do Estado. E o turismo é uma fonte enorme para contribuir nesse processo”, garantiu o secretário.

Novo formato - A Fita chega este ano à oitava edição. A apresentação do novo formato, com dois momentos diferentes, foi feita por Álvaro do Espírito Santo, coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Para a capital paulista, a Setur prepara os últimos detalhes da palestra-show “Porque vender o Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, marcada para o dia 31 de agosto. Em seguida, haverá encontro comercial e rodada de negócios com mais de 60 operadores e agentes de viagens do mercado turístico nacional.

O objetivo é motivar grandes mercados emissores a consumir o destino Pará e incrementar o fluxo de turistas no Estado. A noite será encerrada com a abertura do Festival Gastronômico. A programação elaborada para a capital paulista inclui ainda jantares nos restaurantes Dalva e Dito, Soul Kitchen e Capim Santo, com a presença dos chefs paraense Daniela Martins, Ofir Oliveira e Saulo Simões, e a boeira Lúcia Torres, além de exposição de produtos da gastronomia paraense no Mercado Municipal de São Paulo, entre os dias 1º e 3 de setembro.

Entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar, a Fita reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia; a Vitrine Cultural - com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar - e produção associada das rotas turísticas Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate e do Vale do Xingu; espaço destinado ao Passaporte Pará, para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado; Oca do Conhecimento, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.