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JOVEM DE FUTURO

Seduc reúne gestores e técnicos pela melhoria da aprendizagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/08/2017 00h00

 

Cerca de 400 educadores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se reuniram nesta terça-feira (8), no Hotel Sagres, em Belém, no Seminário “Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem”, promovido pelo Projeto Jovem de Futuro (PJF) – uma das ações do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, que materializa o Pacto pela Educação, uma iniciativa do Governo do Pará.

O evento é dedicado aos gestores e técnicos das 155 escolas participantes do PJF em todo o Estado - uma parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, desde 2012. Entre os municípios representados no encontro estão Belém e os demais integrantes da Região Metropolitana, Altamira, Marabá e Santarém. Na próxima quinta-feira (10) a programação abre espaço para participação de 400 alunos de escolas onde o PJF é desenvolvido.

Na abertura do seminário, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, convidou os educadores a refletirem sobre os caminhos que a educação vem percorrendo no Pará e as necessidades dos estudantes. “O que vocês vão ver hoje, aqui, os dados sobre a educação no Pará, mostram que estamos crescendo, que a educação entrou nos trilhos, mas que precisamos fazer esse trem andar mais rápido. E este é um ano muito importante para isso, pois é o ano da Prova Brasil, quando não apenas o desempenho do aluno é avaliado, mas também do professor e do diretor da escola”, explicou a secretária.

A educação no Pará vem avançando no Ideb (Índice de Desenvolvimento Básico da Educação) desde 2013. Mas Ana Claudia Hage reforçou aos educadores a necessidade de priorizar a Prova Brasil (que gera os indicadores do Ideb), marcada para este ano, a fim de que a média do Pará cresça ainda mais na escala. “Temos capacidade de subir muito mais, pois estamos sedimentando na Secretaria ações que vêm para melhorar a gestão da escola, o desempenho do professor e o aprendizado dos alunos”, frisou.

Indicadores - Os dados foram apresentados pela gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Gouveia. Ela analisou informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), apurados nas provas Brasil 2015 e SisPAE 2016.

Segundo as estatísticas, o Pará é o Estado que apresentou o segundo maior índice de crescimento na proficiência em Matemática e o quarto maior índice na proficiência em Língua Portuguesa, entre 2013 e 2015. “O Pará está melhorando. O deslocamento (positivo) no Ideb é a expressão da melhora do aprendizado dos estudantes e da taxa de aprovação”, disse a gerente.

O Pará está conseguindo, também, garantir que mais estudantes permaneçam no Ensino Médio e concluam esse grau de ensino. “É necessário, no entanto, gerar mais intensidade nas ações, e uma das formas é engajar ainda mais os estudantes na escola e no seu aprendizado”, Maria Júlia Gouveia.

Correção de rotas - O secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva, destacou a importância de o gestor fazer “uma reflexão sobre o seu papel para o desenvolvimento dos jovens, corrigindo rotas administrativas no interior da escola e ajudando a Secretaria a traçar ações estratégicas para melhorar a gestão na escola”.

Hérica Cordeiro, diretora da Escola Onésima Pereira de Barros, localizada em Santarém, na região oeste, foi uma das participantes do seminário. Para ela, o trabalho desenvolvido pelo PJF na escola que dirige (com 1.174 alunos) tem sido decisivo para a melhoria no desempenho dos alunos. “Esse tipo de encontro é fundamental, porque nos apresenta dados que, em geral, não temos como analisar com o rigor estatístico”, ressaltou. Os dados analisados mostram exatamente onde estão os problemas, em que os gestores precisam melhorar “para que possamos ter um Ensino Médio de qualidade cada vez melhor”, afirmou a diretora.

Protagonismo - Na próxima quinta-feira, a programação do seminário abre um grande debate sobre a participação dos jovens estudantes na gestão escolar. Quatrocentos alunos das 145 escolas do Ensino Médio da Seduc, que integram o Projeto Jovem de Futuro, participarão de debates, juntamente com gestores de unidades regionais, professores de referência, e educadores que atuam na sede da Seduc, além de representantes do Conselho de Juventude.

O objetivo da participação dos alunos é incentivar o protagonismo da juventude no âmbito da gestão, fortalecer os vínculos com a escola e contribuir para a melhoria da aprendizagem. Eles também assistirão ao filme “Nunca Me Sonharam”. (Colaboração de Elck Oliveira).