Moradores da Cabanagem são orientados a prevenir acidentes
Após uma série de ações e serviços que vêm sendo oferecidos por diversos órgãos da administração estadual, na manhã desta segunda-feira (29) foi a vez de o Corpo de Bombeiros Militar do Pará se integrar ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz) no bairro da Cabanagem, em Belém. Implantado pelo Governo do Pará para aproximar o Estado da população, por meio de uma programação que contribui para a redução da vulnerabilidade social e ajuda na prevenção da violência, o TerPaz concentra suas atividades no bairro na Escola Estadual José Valente Ribeiro.
O papel da corporação no TerPaz na Cabanagem foi apresentar suas funções, montando um ciclo de atividades operacionais para sensibilizar a comunidade, ministrando palestras sobre acidentes domésticos, ensinando como agir em casos de acidente com gás de cozinha e o uso de equipamentos individuais de respiração (P.A.) em incêndios, além de orientar sobre prevenção de acidentes com fogo e fazer demonstração de artefatos utilizados nas missões de resgate, como serra elétrica. Para as crianças, o CBM armou uma tirolesa para entreter o público e mostrar suas funções.
Para a pedagoga Ivanilda Vieira, diretora da Escola José Valente Ribeiro, a instituição está aberta para contribuir e dar suporte ao programa. "Já podemos visualizar não só os benefícios para a escola, mas também para toda a comunidade. E por ser uma região que necessita de projetos sociais, a gente abraça a ideia. O Corpo de Bombeiros contribuiu bastante, principalmente para os pais, com orientações na prevenção de acidentes domésticos", ressaltou.
Para o menino João Vitor, 11 anos, o dia foi inesquecível. "Eu sempre ficava admirando os bombeiros quando os via na rua. Agora, quero ser um deles e poder salvar vidas", disse João Vitor.
Opção de carreira - O tenente-coronel Helton Moraes, subcomandante Operacional do Corpo de Bombeiros, destacou a aproximação da população com o CBM. "É nosso objetivo chamar a atenção da comunidade para o papel da corporação, não só com a prevenção das ações no combate a incêndios e salvamentos, mas também contra a criminalidade. Uma vez que é uma profissão bonita e chama a atenção dos jovens, é nosso papel mostrar a eles que ser bombeiro é uma ótima opção de carreira, em especial nos bairros mais carentes", frisou.
Também participaram das ações o tenente-coronel Benjó, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que representou o comandante-geral da corporação, coronel Hayman Apolo, e outros militares que apoiaram as ações.
Colaboração de Brenda Duarte