Alunos da rede estadual voltam às aulas a partir do dia 1º de agosto
O segundo semestre na rede estadual de ensino começa na primeira semana de agosto em quase mil escolas do Estado. A expectativa é que aproximadamente 553 mil alunos retornem às salas de aula já no dia 1º de agosto. Como forma de mobilizar a comunidade escolar, a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) está realizando a campanha Volta às Aulas, chamando atenção de pais e estudantes para a importância da freqüência escolar.
Cartazes foram distribuídos em locais de grande movimentação pública, como praças, transportes coletivos, shoppings, delegacias, órgãos públicos e campos de futebol. Os gestores de USEs e UREs da Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado também foram orientados a mobilizar os alunos. Além de garantir os dias letivos, a mobilização também tem como foco o combate à evasão escolar.
O trabalho é uma das principais metas do movimento Educa Pará: todos juntos pela garantia do direito de aprender. "A ação é uma parceria com os municípios e lideranças escolares e tem por objetivo estabelecer laços de colaboração em todo o Estado, nas redes estadual e municipal, visando a garantia do direito de aprender de cada aluno e aluna", diz a secretária de Educação do Pará, professora Leila Freire.
Investimentos – É importante ressaltar que o governo do Estado tem feito esforços para garantir uma educação de qualidade no Pará. Além de repensar as ações pedagógicas na construção de uma nova agenda de aprendizagem, o Estado vem reestruturando a rede física das escolas para tornar o espaço mais seguro e organizado. Somente este ano, já foram entregues 15 escolas totalmente reformadas e ampliadas. Outras 105 passam por manutenção, neste mês de julho, para garantir um retorno às aulas mais propício ao ensino.