JICA disponibiliza curso de gestão de instituições de ensino profissional ao Estado do Pará
Os servidores do Estado têm uma boa oportunidade de aprimorar os conhecimentos em gestão de instituições de formação profissional. Isso porque, em parceria com o Governo do Pará, a JICA (Japan International Cooperation Agency) está ofertando uma vaga para o curso "Melhoria da gestão em instituições de capacitação profissional", que será realizado no Japão, no período de 27 de outubro a 30 de novembro deste ano. A etapa regional da seleção é feita pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) até o dia 12 de agosto.
De acordo com o manual do programa disponibilizado pela JICA, o curso tem como objetivo possibilitar que os participantes identifiquem a melhor maneira de gerenciar os desafios enfrentados por instituições de formação profissional, pensando no desenvolvimento de cursos de treinamento eficientes e autossuficientes, assim como na formulação de planos de ação viáveis para solucionar os problemas.
Nesse sentido, os participantes poderão conhecer a forma de gestão das instituições de formação profissional no Japão, a fim de que possam realizar um estudo comparativo entre as práticas no país estrangeiro e no seu país de origem. Os integrantes do programa também precisarão formular um Plano de Ação em que descreverão o que farão para aplicar os conhecimentos e ideias adquiridos no Japão em suas atividades no retorno à região de origem.
Seleção - Para que possam concorrer à vaga ofertada pela JICA, os interessados precisam realizar a inscrição até o dia 12 de agosto. Para tal, é necessário encaminhar toda a documentação exigida pelo manual do programa (disponível aqui) para o e-mail [email protected]. Mais informações podem ser obtidas, no horário de 8h às 18h, através dos telefones 3204-7529 e (91) 98899-1356.
Após a recepção dos documentos pela Seplan, o material do participante selecionado a partir do cumprimento dos requisitos exigidos será encaminhado à JICA, responsável pela seleção nacional dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado pelo escritório da JICA, ou pela Embaixada do Japão, até 27 de setembro de 2019.