Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo solicita à União direito de exploração do Canal do Quiriri, em Barcarena

Por Carol Menezes (SECOM)
24/07/2019 20h36

O governador Helder Barbalho (e) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (d), na reunião em BrasíliaJá está nas mãos do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o ofício que solicita a delegação de competência para o Governo do Estado dos estudos de viabilidade de exploração da infraestrutura aquaviária e extensão do canal de acesso ao complexo portuário de Barcarena, o Canal do Quiriri.

Helder Barbalho assinou e entregou o ofício ao ministro da InfraestruturaO documento foi entregue em Brasília (DF) na noite desta quarta-feira (24), pelo governador Helder Barbalho, acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale; do secretário de Estado de Transportes, Pádua Andrade, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima.

Na justificativa é solicitada a elaboração de um Termo Aditivo ao convênio vigente desde agosto do ano passado, que previa a delegação de competência, e além somente a realização de obras de aprofundamento do canal. A modificação proposta pelo Governo do Pará permite, ainda, a própria administração e exploração da infraestrutura, com possibilidade de parcerias público-privadas (PPPs), concessões e outras estratégias de viabilização. Agora, o Governo do Estado depende da aprovação do pedido para elaborar a minuta do novo documento.

Autoridades do Pará e técnicos do Ministério da Infraestrutura participaram da reunião sobre o Canal do Quiriri