Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

LATAM dobra número de voos entre Belém e Fortaleza a partir de agosto

Por Governo do Pará (SECOM)
23/07/2019 22h34

Pouco mais de um mês após a reunião entre o governador Helder Barbalho e a direção da companhia aérea LATAM Airlines Brasil, em São Paulo (SP), foi anunciado nesta terça-feira (23) o resultado prático da proposta de melhoria do transporte aéreo no Estado. A partir do próximo dia 5 de agosto será ampliado de sete para 14 o número de voos semanais da LATAM entre Belém e Fortaleza, capital do Ceará.

A melhoria na programação de voos da companhia na região inclui ainda, no Pará, as rotas Belém-Brasília (DF), Marabá-Brasília e Santarém-Brasília, que serão operadas em horários mais convenientes para os passageiros, já a partir de 4 de agosto.

O governador Helder Barbalho, outras autoridades do Pará (e) e o CEO da Latam, Jerome Cadier (c), durante a reunião em São PauloApós a reunião na capital paulista, no último dia 14 de junho, o governador do Pará disse que a melhoria nas operações da companhia é fundamental para fortalecer as atividades comerciais e econômicas nas cidades-polos, como Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Parauapebas, e também para consolidar o Pará nas rotas turísticas, nacional e internacional. "A nossa reunião hoje, com a Latam, teve o objetivo de sinalizar para a empresa que é um desejo do governo do Estado a construção de um ambiente que permita que as operações aeroviárias sejam ampliadas no Pará, de modo a melhor atender a sociedade", enfatizou Helder Barbalho, ao anunciar que novas rotas envolvendo aeroportos do Pará seriam definidas em breve pela companhia.

Na rota Belém-Brasília, a partir de 4 de agosto os voos da LATAM decolarão de Belém no início da manhã, com chegada a Brasília no início do dia. Já no sentido contrário, a companhia terá voos com decolagem de Brasília à noite. Assim, os passageiros poderão passar o dia na capital federal, cumprindo seus compromissos, sem a necessidade de pernoite. A mudança beneficia, principalmente, o viajante corporativo.

A partir da mesma data, na rota Marabá-Brasília, o voo será oferecido diariamente, com decolagem durante o dia, assegurando maior comodidade aos passageiros, e na rota Santarém-Brasília o voo deixará de ser operado na madrugada, para decolar no período diurno.

Ampliação da rota Belém-Fortaleza – A duplicação dos voos semanais (ida e volta) na rota Belém-Fortaleza já havia sido anunciada na reunião entre o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cadier, e o governador Helder Barbalho. Na época, Jerome Cadier ressaltou que o Pará é um dos Estados de maior parceria com a companhia, e assegurou que o momento é propício para novas conexões, uma vez que a empresa havia comprado mais dez aviões. "O Pará é um Estado bastante importante para a Latam, e a Latam também é importante para o Estado, pela sua distribuição e dimensões. Então, este é um encontro de interesses relevantes, pois estamos planejando aumentar a nossa capacidade de voos domésticos, e vemos com bons olhos a iniciativa do governo do Pará", disse o executivo da companhia, reiterando a determinação de encontrar a melhor forma de a "Latam servir ao Pará, e do Pará ter um transporte aéreo que cubra melhor as suas necessidades".

Segundo comunicado da LATAM, a ampliação do número de voos reforça a presença da companhia no principal aeroporto do Pará, e amplia as possibilidades de conexão pelo Brasil, facilitando o acesso entre as regiões Norte e Nordeste. O Pará tem grande importância para a LATAM, por seu perfil econômico, seu patrimônio ambiental, cultural e turístico, e também por sua localização geográfica estratégica, destacou o CEO da companhia, no comunicado distribuído nesta terça-feira.

Para o governador Helder Barbalho, "o fortalecimento da operação da LATAM é fundamental para o desenvolvimento do transporte aéreo no Pará, trazendo contribuição importante para o crescimento econômico do nosso Estado". (Com informações da assessoria da LATAM Airlines).