Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIDADE

Hospital de Tailândia chega à marca de 1,6 milhão de atendimentos

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
23/07/2019 11h31

A plena recuperação da saúde lutador de MMA, Joel Aranha, 28, que deu entrada no setor de Urgência e Emergência do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no dia 29 de junho, vítima de grave baleamento que atingiu seu tórax e o abdômen, é a comprovação física da resolutividade da assistência prestada pela equipe multiprofissional do HGT que celebra seis anos de gestão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Hoje, a unidade hospitalar mantém o significativo saldo de aproximadamente 90% de aprovação dos cerca de 300 mil usuários que são atendidos pelo hospital, pessoas dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia e Tomé Açu, mesorregião do nordeste paraense, que gerou mais de 1,6 milhão de atendimentos de 2013 a julho de 2019.

O jovem lutador, que faz parte dos usuários satisfeitos com os serviços oferecidos, agradece aos profissionais que salvaram sua vida. "Eu não imaginava que hoje estaria da forma que estou, andando bem e me movimentando. Até os médicos achavam que eu poderia ficar com algumas lesões. Os ferimentos foram muito graves e, por isso, cheguei a perder um rim e o baço, além de perfurações no fígado e pulmão", relembra o paciente que, após atendimento global na unidade, já empina pipa na área aberta do HGT, como terapia complementar e lúdica aplicada pelos fisioterapeutas. 

Entre os serviços mais relevantes oferecidos pelo HGT, podemos destacar 47.794 atendimentos ambulatoriais, 24.608 internações, 13.404 cirurgias, 404.504 atendimentos na urgência e emergência, 1.112.784 exames gerais, 9.336 partos (normais e cesários), 18.018 intervenções do Serviço Social, 8.459 atendimentos de fisioterapia e 474 em fonoaudiologia. São números transformados em vidas, por meio de uma assistência segura, de qualidade e humanizada.

Com Agência Transfusional (AT) própria, instalada dentro do hospital para atendimento ágil da demanda, nesse mesmo período, o HGT realizou 3.144 transfusões de sangue, aos usuários internados na unidade. O Hospital, que é abastecido pela Fundação Hemopa, desenvolve campanhas de incentivo à doação ao longo do ano.

Para o diretor executivo, Joaquim Fonseca Júnior, o atendimento no HGT é cada vez mais abrangente, e caminha junto com a satisfação do usuário. "O número de atendimento vem progredindo, estendendo a cada ano para mais pessoas de fora de Tailândia, de cidades e vilas vizinhas, denota a regionalização dos serviços e a amplitude da cobertura da assistência ao usuário do SUS", observou o gestor, que não esconde o orgulho de gerir um hospital público estadual de livre demanda com característica de maternidade e hospital geral que só avança na gestão da qualidade.

O atendimento é garantido por uma equipe multiprofissional que dispõe das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia.

Com uma área de área de 4.300², o hospital oferece também apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas. Com 51 leitos, o HGT possui ainda a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que possui 10 leitos, sendo seis adultos e quatro pediátricos.

Melhorias em 2019 - O HGT inova e amplia seus serviços ao oferecer aos seus usuários Fisioterapia e Fonoaudiologia, que vêm contribuindo decisivamente na recuperação e na reabilitação dos pacientes, inclusive, ao reduzir o tempo de internação, maior rotatividade de leitos e menor custo com a assistência ao desenvolver a integridade das funções ameaçadas por lesões, doenças, distúrbios e dores.

O HGT adotou uma política de assistência mais eficaz e investe em melhorias estruturais com a implantação de mais um consultório na área da Recepção Central do hospital, visando à redução do tempo de espera para o atendimento de pacientes com casos menos graves, sem deixar de priorizar os usuários com gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento

Sustentabilidade – Nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2017, o Hospital ganhou o Selo Ouro, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais - destaca a importância do controle da qualidade dos exames realizados na instituição

Selo Green Kitchen - Pelo quarto ano consecutivo, a equipe do HGT conquista o Reconhecimento da cozinha do HGT pelo constante aprimoramento do seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários, na sua região e seu ambiente social, baseado na alimentação saudável servida aos colaboradores, usuários e acompanhantes; ambientação natural e sustentabilidade. A certificação é concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.